Você sabe o que é o Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais, conhecido como CAEP? Qual a sua função e como funciona no Santuário Nossa Senhora do Carmo? Acompanhe conosco e tire suas dúvidas.
O CAEP é um órgão consultivo e administrativo obrigatório formado por 10 membros leigos da paróquia. O Conselho é responsável por assessorar o pároco na administração dos bens temporais e seu funcionamento é determinado pela legislação canônica universal e, sobretudo, pelas normas e diretrizes da Diocese de Presidente Prudente.
“Assessorando o pároco, esse conselho pretende ser o verdadeiro elo através do qual se efetiva a corresponsabilidade, a coparticipação dos fiéis cristãos na administração dos bens temporais e patrimônios de nossa Igreja Diocesana”, explica João Celso Russi, 57, ministro da Eucaristia e coordenador geral do CAEP.
Coordenador do CAEP, João Celso Russi, em seu momento de oração (João Celso Russi / Arquivo)
Os membros do CAEP, por exercerem funções de confiança pessoal do pároco, “são escolhidos pelo sacerdote para validamente tomarem posse de suas funções. Os membros recebem a devida provisão da Cúria Diocesana e firmam o Termo de Adesão de Serviço Voluntário”, explica João Celso.
No Santuário Nossa Senhora do Carmo, o órgão foi criado em 1 de outubro de 2019, após o bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, promulgar o decreto “Ad Experimentum” do Regimento dos Conselhos para Assuntos Econômicos Paroquiais.
O CAEP conta com reuniões mensais previamente agendadas. Além disso, seus membros exercem colaboração administrativa à Igreja local sem qualquer tipo de remuneração, desenvolvendo seu trabalho nos atos de maior importância, dando seu parecer no que tange à situação econômica da paróquia e nos atos de administração extraordinária, principalmente sobre a alienação de bens da paróquia.
Durante as reuniões, os membros elaboram a previsão orçamentária, a curto e a longo prazo, das necessidades econômico-financeiras da paróquia, programação dos investimentos e das obras paroquiais, além de todos os assuntos que auxiliarão o pároco a bem desenvolver sua missão administrativa, pastoral e evangelizadora.
Desde quando iniciou na paróquia, o grupo vem auxiliando em vários trabalhos como: reformas, ações na Igreja, atendimento às famílias com cestas básicas, marmitas através do convênio com o Sesi, entre outros trabalhos sociais.
Parceria com o Sesi, intermediada pelo CAEP, distribuiu marmitas na pandemia (Pascom / Arquivo)
De acordo com o coordenador, “a importância da implantação do CAEP se deve ao fato da sociedade nos exigir posturas de competência, adequação fiscal e legitimidade nas ações e preparo para novos desafios, fortalecendo mais nossa organização administrativa e provendo o sustento necessário para a efetivação da missão evangelizadora”.
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente, iniciou a Campanha do Metro Quadrado, um importante projeto que visa arrecadar recursos para uma nova etapa da reforma e modernização da Igreja Matriz, localizada na Vila Maristela. As obras incluem a instalação de um forro acústico, a construção de um mezanino, a automação dos sistemas […]
Entre os dias 23 e 30 de outubro de 2025, quatro profissionais da saúde ligados à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente (SP), embarcaram em uma das experiências missionárias mais transformadoras de suas vidas: a 20ª Expedição do Barco-Hospital São João XXIII, que levou atendimento médico, odontológico e espiritual a comunidades ribeirinhas do […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo viveu um momento de fé, ternura e gratidão no último domingo, 26 de outubro, durante a Santa Missa com bênção dos animais, celebrada pelo pároco, Pe. Edcarlos Amorim Moreira, em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza. A celebração, que já se tornou uma […]
Neste mês de outubro, um grupo de fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Carmo viveu uma profunda experiência de fé ao participar de uma peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida, pelo tradicional Caminho da Fé, que atravessa a Serra da Mantiqueira. A iniciativa foi coordenada por Lucimar Faria, 55, responsável pelo Acampamento Magnificat e […]