Home > Capela São Padre Pio: mais de seis anos de dedicação no Parque Furquim

Capela São Padre Pio: mais de seis anos de dedicação no Parque Furquim


compartilhe nas redes

Há um mês de completar sete anos, a Capela São Padre Pio, Parque Furquim, em Presidente Prudente (SP), é um lugar dedicado a Cristo, assim como seu padroeiro São Padre Pio. 

Até o ano de 2007, a comunidade do Parque Furquim pertencia ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, da Vila Marcondes. Após uma redivisão das paróquias feita por Dom José Maria Libório Camino Saracho, bispo diocesano na ocasião, a região passou a pertencer à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, por questões de proximidade.

Padre Rodrigo Gomes de Moreno conta que antes da comunidade ter um templo, a igreja funcionou em vários lugares. “Primeiramente nas casas, depois em um salão cedido pela Faculdade Toledo até que foi adquirido um terreno e iniciou-se a edificação da capela, as fundações e assim foram feitas promoções e campanhas de arrecadação para que de fato pudéssemos hoje ser a igreja.”

Fachada principal da capela dedicada a São Padre Pio (Pascom / Arquivo) 

Com a ajuda da Igreja Matriz, os terrenos da capela foram comprados em 2009 e logo já se deu início a sua construção. Foram  anos de sacrifício, luta e oração até a sua inauguração no dia 23 de setembro de 2015, com a presença do sacerdote idealizador, padre Antônio Sérgio Girotti (Tutti), o atual pároco e Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano de Presidente Prudente. 

Missa de inauguração da capela em 23 de setembro de 2015 (Pascom / Arquivo)

O padroeiro 

Seguidor de São Francisco de Assis e canonizado Santo em 16 de julho de 2002 pelo Papa João Paulo II, Francesco Forgione nasceu no dia 25 de maio de 1887, na Itália. Foi um frade capuchinho, que pertencia à ordem de Frades menores Capuchinhos, e viveu uma vida muito dedicada a Cristo, ao ponto de receber marcas das chagas de Jesus.

Distinto pregador da Palavra de Deus desde a infância, São Pio marcou o século XX e  transformou a vida de muitas pessoas com curas, confissões decisivas e conversões determinantes. Gostava de se apresentar dizendo que era um simples frade que rezava, tornando-se para os cristão um exemplo de testemunho, principalmente, no que se refere a intimidade com Deus e a vida espiritual. 

Altar do Padroeiro na Capela São Pio (Pascom / Arquivo)

Deste modo, foi escolhido para ser o nome e padroeiro da capela. “Padre Pio foi apresentado realmente como um Santo muito popular, devocional e representa todo aquele cuidado que podíamos ter para com a Eucaristia, para com a igreja. A comunidade de pronto abraçou essa devoção a ele”, fala padre Rodrigo.  

O atual coordenador da Capela São Padre Pio hoje em dia é o Hélio Braga Vanderlei, 72, que atua desde 1979 na comunidade como Ministro Extraordinário da Eucaristia. Ele conta que o Santo o impulsiona e dá forças para chegar até Jesus. 

“Eu sou apaixonada por ele. Onde eu vou, levo o santinho dele e distribuo. A vida dele é um exemplo para todos nós. O que me motiva a participar é o grande amor que o Santo teve quando esteve entre a gente e isso nos dá força na nossa caminhada. Padre Pio foi uma pessoa exemplar”, fala o coordenador. 

Hélio faz parte da comunidade há anos e participou desde a compra do terreno (Pascom / Arquivo) 

Um fato marcante que ocorreu com o coordenador foi quando encontrou a imagem de São Pio destruída por um cachorro. “Quem conhece a história de Padre Pio sabe que desde o início, ele foi perseguido por um cachorro de Santo Amaro. Um dia, passei no salão, que era da nossa Capela, para pegar umas camisetas que seriam vendidas em um evento. Assim que abri a porta do local, um cachorro saiu correndo e eu vi a imagem de Padre Pio toda destruída, somente a cabeça dele ficou intacta. Isso me marcou muito, ainda mais que a imagem foi trazida lá da terra dele, São João Vani Redondo. Graças a Deus, ela foi restaurada e faz parte da nossa capela.”

Fiéis

Todos que trabalham na capela são voluntários, desempenham a função de evangelizar, como é o caso de Clarice Munhoz Vieira, 72, e de Wilson Francisco de Lima, 61. 

Clarice, que faz parte dessa comunidade há 33 anos e pertencente à Capela São Padre Pio desde 2015, é ministra Extraordinária da Sagrada Eucaristia pela Pastoral da Saúde, visitando os doentes e enfermos. 

Clarisse no Sacrário da Capela São Padre Pio (Clarice Munhoz Vieira / Cedida)

Para ela a capela tem grande contribuição em sua vida e espiritualidade. “Moro perto e posso visitar Jesus e fazer minhas orações diante Dele. Agora mesmo, estou fazendo a quaresma de São Miguel Arcanjo. São 40 dias diante de Jesus no Sacrário.” 

Mais do que as graças diárias recebidas graças a São Padre Pio, Clarice compartilha o que mais faz bem a ela, que é viver em comunhão com seus amigos, amar e sentir-se amada na capela. 

Já para Wilson, que frequenta a comunidade desde o início, quando ocorreu a reestruturação dos setores e passou a fazer parte da Maristela, no ano de 2007. “Gosto de servir e me colocar à disposição, principalmente abastecer minha fé em Jesus Cristo”.

Wilson participa da comunidade desde o início das atividades (Wilson Lima / Cedida)

Atuante como Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística e integrante da liturgia durante as missas, Wilson conta que a capela contribui para sua Espiritualidade através das atividades que são desenvolvidas. 

“É na oração individual onde procuro me conectar mais profundamente com Deus e também a oração coletiva, quando participo das missas, celebrações, oração do terço e outras atividades que realizamos na capela, onde compartilhamos o nosso pequeno conhecimento e também aprendemos com que a comunidade partilha connosco”, afirma Wilson. 

Serviço

Atualmente, com capacidade para 250 fiéis, a capela celebra todo domingo, às 8h30, a Santa Missa. Já a Celebração da Palavra, ocorre todas às quartas-feiras, às 19h30. O Grupo de Oração se encontra às terças-feiras e a comunidade também abraça o Seminário de Vida “Enchei-vos” e o “Combate Espiritual”. 

Missa do Domingo de Ramos na entrada da capela (Pascom / Arquivo)

Além disso, a capela promove batizados e casamentos. Também abriu as portas para a companhia de dança chamada “Magnificat” realizar aulas com a comunidade. Atualmente, o salão da capela, bem como a dispensa, sanitários, cozinha e almoxarifado foram concluídos e estão em fase de mobília (aquisição de cadeiras, utensílios de cozinha).

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Santuário dá início ao 25º Cerco de Jericó no próximo dia 12

Organizado pelo padre Edcarlos Amorim Moreira e com o tema “A água viva do Espírito Santo”, o Santuário Nossa Senhora do Carmo de Presidente Prudente (SP) realizará a 25ª edição do Cerco de Jericó entre os dias 12 a 19 de maio. Serão sete dias ininterruptos de muita oração, adoração ao Santíssimo Sacramento e missas […]

CAPA

Santuário comemora 25 anos da Festa da Nações e prepara Show de Prêmios

Preparados? Organizada pela comunidade do Santuário Nossa Senhora do Carmo, a 25ª edição da Festa das Nações e o Show de Prêmios estão de volta. Fique por dentro de tudo o que ocorrerá neste ano e participe!  Prêmios  Em 2024, o Show de Prêmios ganhou um novo formato, com novos prêmios e instituições beneficiadas. Ao […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Conheça mais sobre o Apostolado da Oração

Durante algumas celebrações aqui no Santuário Nossa Senhora do Carmo, você já deve ter se deparado com pessoas usando uma fita vermelha acetinada próximo ao pescoço. A razão é que elas fazem parte do Apostolado da Oração (AO), movimento eclesial que procura viver a espiritualidade apostólica e eucarística, que nasce do Sagrado Coração de Jesus […]