Home > Bispo diocesano anuncia elevação de Paróquia Nossa Senhora do Carmo a Santuário

Bispo diocesano anuncia elevação de Paróquia Nossa Senhora do Carmo a Santuário


compartilhe nas redes

Neste domingo (01/05), durante a Santa Missa da 19ª edição do Caminhando com Maria, presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, foi anunciado que a nossa querida Paróquia Nossa Senhora do Carmo será elevada a Santuário. 

Para o bispo, a comunidade tem seu aval positivo para essa transformação e agora será um período de preparação. “Para que uma igreja seja elevada a Santuário, precisa ter alguns trabalhos realizados, fundamentos. Hoje começará a ser gestado o projeto de santuário. Em termos de participação, não tenho a menor dúvida, porque a paróquia atrai fiéis de vida participativa de várias regiões.” 

Dom Benedito anunciou a criação do Santuário Nossa Senhora do Carmo durante missa da 19ª edição do Caminhando com Maria (Roberto Mancuzo / Pascom Maristela) 

Durante a Santa Missa, a comunidade conheceu a nova identidade visual desenvolvida pela equipe de Comunicação. Mesmo mantendo as cores e algumas características, o novo conceito de marca traz o símbolo de Nossa Senhora do Carmo repaginado. Com traços modernos, clean, o brasão remete à nova arquitetura do Santuário e traz a coroa de Nossa Carminha com 12 estrelas. 

Para agregar na base da marca e lembrar de sua história, a letra ‘M’ passa integrar o design do novo símbolo, com uma base maior e mais dois escapulários com referência às duas cruzes nas extremidades. 

Ainda durante a celebração, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida chegou em caminhada do Santuário Diocesana Nossa Senhora Aparecida da Vila Marcondes. Centenas de fiéis participaram do momento mariano que faz parte da programação especial do Caminhando com Maria 2022. Após a Santa Missa em nossa comunidade, a imagem segue para outras paróquias da Diocese. 

Tradicional caminhada foi retomada após dois anos de pandemia (Luciano Opka) / Pascom Maristela) 

Para o atual pároco, padre Rodrigo Gomes de Moreno, a elevação da paróquia a Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Carmo é importante porque a igreja vai abrir suas portas definitivamente e romper os limites geográficos. Segundo ele, um Santuário possui essa característica única: acolher pessoas de toda parte para conceder sacramentos e fortalecer a religiosidade popular.

“Não é um título que muda, é exatamente um conceito que realmente se cria para que a gente possa ainda mais fomentar aquilo que já fazemos, mas com propriedade, com zelo e pertencimento a uma comunidade que realmente não está restrita aos limites geográficos, mas que se multiplica no coração de todos os seus.”, afirma o padre. 

História

Conhecida em todo Brasil pelo trabalho de evangelização realizado a partir dos acampamentos católicos e cursos de formação, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo é uma comunidade que comunga da alegria em servir e em estar em comunhão diária com Deus por um mundo melhor e mais justo.

A história tem início na década de 1940, quando Francisco de Paula Goulart doa um terreno para a construção da futura igreja. Porém o local só foi abençoado em 1956, por dois missionários redentoristas que mobilizaram toda comunidade em prol da construção da primeira Capela Nossa Senhora do Carmo. 

Com o crescimento do número de fiéis, em 1967, a igreja passou por sua primeira reforma de ampliação. Foi reconhecida pela Diocese de Presidente Prudente como Paróquia Nossa Senhora do Carmo e administrada pelo padre João Salgari até seu falecimento, em 1978. 

Em 1979, padre Aurélio da Silva Ribeiro assumiu a responsabilidade da paróquia e logo foi nomeado pároco. Entretanto, três anos após sua nomeação, teve que assumir o pastoreio de outra paróquia e, com isso, vários religiosos passaram pela comunidade, como Padre Silvio Ghiotto, Padre Jésus Pereira dos Anjos e o ainda seminarista, Lindolpho Antônio da Silva, até o seu retorno em 1984. 

Para auxiliar padre Aurélio em sua jornada paroquial, em 1997, o padre Antônio Sérgio Girotti (Tutti) foi designado Vigário Paroquial e, dois anos depois, foi nomeado por Dom Agostinho como administrador paroquial.  

Com o passar dos anos e com uma comunidade cada vez mais ativa e numerosa, houve a necessidade de um espaço cada vez maior. Com isso, em 2000, a estrutura foi toda demolida para dar lugar a uma mais nova e mais ampla. 

A atual Igreja Matriz, como conhecemos hoje, foi inaugurada em setembro de 2004, durante uma Missa Solene. Dom José Maria Libório Camino Saracho, bispo da época, presidiu a celebração, concedendo o título de pároco ao padre Tutti.

Outra mudança significativa ocorreu, em 2015, o Padre Rodrigo Gomes de Moreno assumiu a paróquia, que além de manter a força da evangelização e formação cristã, renovou os acampamentos, marca da paróquia em todo Brasil, e deu continuidade ao trabalho de reforma do Centro de Formação Católica.

Em dezembro de 2020, a comunidade ganhou mais um reforço com a chegada do então seminarista, ordenado posteriormente padre Rafael Sotocorno até sua transferência no mês de abril/22 para a Paróquia São Pedro, em Presidente Epitácio (SP).

Já em 11 de dezembro de 2021, a Igreja divulgou detalhes das obras de melhorias em seu espaço interno e externo, que deverá ser iniciado em breve. Detalhes sobre o projeto podem ser vistos clicando aqui.

Projeto prevê melhorias internas e externas (Projeto / Reprodução)

Por fim, em 2022, a paróquia anuncia que será elevada a Santuário, cujo objetivo é fomentar ainda mais o carisma e a missão missionária da comunidade. 

Até a celebração oficial no dia 16 de julho, Dia da Padroeira, várias ações serão realizadas. A primeira é a campanha “Amigo de Oração”, em que sete capelinhas abençoadas com a imagem de Nossa Senhora do Carmo vão percorrer grupos da matriz e das capelas, para que as famílias possam rezar juntas nesse momento de fortalecimento da comunidade.

Projeto “Amigo de Oração” contará com peregrinação de capelas pelas casas dos fiéis (Roberto Mancuzo / Pascom Maristela)

Serviço

A mudança da paróquia para santuário não impacta em informações de contato, localização da igreja e da secretaria, atual pároco e horário das celebrações e atendimentos. Inicialmente, foi feita a transição da identidade visual e a uniformização das redes sociais: 

Facebook:

Facebook.com/SantuarioNossaSenhoraDoCarmoPP

Instagram 

@SantuarioNossaSenhoraDoCarmoPP 

Youtube:

Youtube.com/SantuarioNossaSenhoraDoCarmoPP

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Grupo de Oração terá Via-Sacra Meditada na Semana Santa

A partir do dia 24 de março, o Santuário Nossa Senhora do Carmo  dará início  a Semana Santa, momento sagrado e tradicional do calendário litúrgico católico. Entre as atividades especiais na Matriz, haverá na quarta-feira (27/03), a Via-Sacra meditada com o pregador Astromar Braga, dentro do Grupo de Oração.  “O objetivo é viver a paixão […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Santuário organiza Semana Santa 2024 com novidades

Momento sagrado e tradicional do calendário litúrgico católico, a Semana Santa está chegando para celebrar a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Além das atividades e celebrações especiais, neste ano o Santuário Nossa Senhora do Carmo preparou diversas novidades. “A importância da Semana Santa é nós vivenciarmos o que realmente aconteceu com […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Novidade: Encenação da Paixão de Cristo ocorrerá pela primeira vez no IBC

Um dos momentos mais aguardados durante a Semana Santa é a encenação da “Paixão de Cristo”, um evento que representa o cerne da fé cristã: a ressurreição de Jesus. No Santuário Nossa Senhora do Carmo, o grupo de teatro está se preparando para um espetáculo inovador que ocorrerá no dia 29 de março, marcando sua […]