O Acampamento Juvenil realizará, no dia 20 de dezembro, das 9h às 11h, sua tradicional Ação Social de Natal, desta vez levando alegria, acolhimento e presença fraterna aos idosos atendidos pela Vila da Fraternidade, em Presidente Prudente (SP). A atividade contará com a participação de cerca de 50 jovens, que promoverão um momento de convivência, bingo, além da entrega de kits de higiene pessoal aos moradores da instituição.
Para tornar a ação possível, o Juvenil lançou uma campanha de arrecadação em dinheiro com o objetivo de atingir a meta de R$5 mil, valor necessário para a compra dos 42 kits que serão doados aos idosos.
Tradição de serviço e solidariedade
De acordo com Guilherme Voltarelli, 33, um dos responsáveis pela organização da ação, a iniciativa faz parte do espírito missionário vivido pelos jovens.
“O Juvenil realiza duas grandes ações sociais todos os anos: uma na Páscoa com crianças e outra no Natal com os idosos. Desde que entrei em 2016, essas ações sempre existiram. É uma forma concreta de ajudarmos o próximo e envolvermos os jovens em um gesto de amor ao próximo”, afirmou Guilherme, que também é um dos diretores do Acampamento Juvenil.
Ele explica que a escolha da Vila da Fraternidade se deve à realidade da instituição. “No Natal, nós sempre buscamos um asilo. A Vila é um lugar carente, que precisa de ajuda e acolhe atualmente cerca de 42 idosos”, destacou.
Ao longo dos anos, outras ações já foram realizadas pelo grupo, que conta com 4 diretores e 4 coordenadores.

Em 2023, Vila da Fraternidade também recebeu a visita do Juvenil (Guilherme Voltarelli / Cedida)
Alegria que transforma vidas
A Vila da Fraternidade, fundada em 29 de maio de 1998, é uma instituição de longa permanência que abriga idosos independentes maiores de 60 anos. Para Diana Camila Alexandre, assistente social do local, ações como a promovida pelo Juvenil têm impacto profundo no bem-estar dos moradores.
“É sempre um momento de alegria, muito carinho e convivência com a comunidade. São experiências que ficam na memória dos nossos idosos”, afirmou.

Ao todo, 40 idosos moram na Vila da Fraternidade (Diana Alexandre / Cedida)
Diana destaca ainda o valor da presença da juventude dentro da instituição: “Mais do que assistência material, essas ações resgatam a dignidade humana e promovem a ‘cultura do encontro’. Ao visitar os idosos, os jovens combatem à solidão com sua presença e entusiasmo, criando laços que validam a existência deles”.
Para ela, a troca é sempre mútua. “Quando a juventude católica atua nesses espaços, o idoso recebe carinho e visibilidade, e o jovem aprende lições de vida que nenhum livro ensina. É solidariedade intergeracional na prática”, finaliza.
Como ajudar?
Para que todos os idosos recebam seus kits de higiene, o Acampamento Juvenil convida toda a comunidade a colaborar. As contribuições podem ser feitas via PIX (CPF): 401.808.158-81 – Guilherme Pereira Voltarelli – Banco Nubank. O grupo e a paróquia agradecem a sua generosidade com este projeto social.