O espírito de comunhão e corresponsabilidade é o que move a Campanha do Metro Quadrado (M²), iniciativa da Paróquia Nossa Senhora do Carmo que busca mobilizar os fiéis para a continuidade da reforma e modernização da Igreja Matriz. Mais do que arrecadar recursos, a campanha tem revelado gestos concretos de fé, união e amor pela casa de Deus.
Com o objetivo de garantir melhores condições para a vivência litúrgica e pastoral, a obra — que precisou ser adiada temporariamente para a captação de recursos — engloba a reforma do forro da Igreja Matriz, com a instalação de um forro acústico, essencial para a qualidade do som e da proclamação da Palavra.

Arquiteto Eduardo Faust é o responsável pelo projeto (Faust / Cedida)
Uma reforma a serviço da Palavra
Segundo o pároco, Padre Edcarlos Amorim Moreira, a reforma vai muito além de uma melhoria estrutural. Ela está diretamente ligada à missão evangelizadora da Igreja.
“Não é simplesmente a reforma da matriz, mas do forro da Igreja, que será acústico, para que as pessoas compreendam melhor o Evangelho. O Evangelho não compreendido gera ruído e mal-entendido, não leva à conversão, porque as pessoas não ouviram claramente o que Deus falou”, explica.
O sacerdote destaca ainda que a clareza do som favorece todos os momentos vividos na paróquia: missas, retiros, grupos de oração, encontros pastorais, celebrações de batizados e casamentos.
“É para que as pessoas realmente ouçam a mensagem, entendam, deixem a semente da Palavra cair no coração e se deixem transformar. Por isso a importância de realizar esta reforma”, reforça.
Doação individual: gesto de amor e consciência pastoral
Entre os testemunhos que fortalecem a campanha está o de Sônia Maria Pádua de Castro Oliveira, de 70 anos, ministra extraordinária da Comunhão Eucarística (MECE) e integrante dos Missionários de Santa Teresinha, leitores e do Apostolado da Oração.
Participante ativa da vida paroquial desde 1980, Sônia relata que a motivação para contribuir veio da necessidade concreta da comunidade. “A acústica precisa melhorar. A Palavra precisa ser bem proclamada”, afirma.

Sônia, ao centro, com seminarista e a ministra Daniela Baruta durante celebração na Matriz (Sônia Oliveira / Cedida)
Para ela, a Igreja é mais do que um espaço físico: “É o lugar onde encontro com o Sagrado.” Ao deixar uma mensagem de incentivo aos demais paroquianos, Sônia resume o sentido da campanha: “A Palavra deve ser proclamada de forma clara, para que todos possam entender e se abastecer para viver”.
Doação em grupo: quando a pastoral se une pelo bem comum
Outro exemplo que inspira a comunidade é o da Pastoral de Liturgia, que decidiu se unir para colaborar com a campanha. A iniciativa foi articulada por Luís Carlos de Carvalho Pasquali, coordenador da Pastoral, que reuniu 20 agentes, resultando na aquisição de duas cotas do Metro Quadrado. “Foi uma sugestão do padre Edcarlos”, conta Luís Carlos.

Luís Carlos [à direita] foi um dos organizadores da doação da Pastoral da Liturgia (Pascom / Arquivo)
Para o grupo, a participação na campanha tem profundo significado espiritual: “Pelo fato de melhorar a acústica da Igreja, a reforma está intimamente ligada à nossa Pastoral. Houve o entendimento de que precisávamos participar”.
Na avaliação dos agentes, cuidar da casa de Deus é também uma forma de acolher melhor os fiéis. “A Casa de Deus deve ser um local onde todos se sintam bem e acolhidos”.
Além disso, o gesto coletivo abriu caminho para novas contribuições individuais. “Conseguimos contribuir com duas cotas e abrimos a possibilidade de cada um fazer também sua contribuição pessoal”, destaca o coordenador.
A mensagem deixada à comunidade é direta e cheia de sabedoria pastoral: “Quem cuida tem… quem não cuida, fica sem”.
Um convite que se renova
A Campanha do Metro Quadrado segue como um chamado à participação ativa de toda a comunidade. Seja de forma individual, em família, em grupo de amigos, pastorais ou movimentos, cada gesto de doação contribui para que a obra avance e para que a Igreja Matriz se torne, cada vez mais, um espaço adequado para ouvir, celebrar e viver a Palavra de Deus.
Consulte a secretaria paroquial e veja como você pode ajudar nesta campanha: (18) 3223-5637 ou (18) 99773-4719 (WhatsApp).
A Paróquia reforça o convite para que mais fiéis se unam a essa corrente de fé, ajudando a tornar possível a continuidade da reforma, com planejamento e responsabilidade, à medida que novos recursos forem sendo arrecadados.