A Igreja inicia, com a Quarta-feira de Cinzas (18/02), o tempo da Quaresma, período de 40 dias que convida os cristãos à conversão, à oração e à renovação da vida espiritual em preparação para a Páscoa do Senhor (05/04).
Na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, a Quarta-feira de Cinzas será celebrada com missas e imposição das cinzas na Igreja Matriz, às 7h15, 12h e 19h30. Também haverá celebrações nas comunidades: Capela São Padre Pio (Vila Furquim), às 19h30; Capela São Brás (Parque Alexandrina), às 20h; e Capela São Luiz Gonzaga (Parque Primavera), também às 20h.
A imposição das cinzas recorda aos fiéis a fragilidade da vida humana e o chamado à conversão, expressa nas palavras proclamadas na liturgia: “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Um tempo favorável de escuta e mudança de vida
A Quaresma é vivida pela Igreja como um tempo de preparação espiritual e de aprofundamento da fé. Segundo o pároco, este período é fundamental para que o cristão não viva o tempo de forma superficial, mas como oportunidade concreta de encontro com Deus,
“A importância da Quaresma para nós católicos é exatamente poder entrar no tempo que o Senhor prepara para nós aqui na terra: um tempo de conversão, de mudança de vida, de ouvir o Senhor, de silenciar, de fazer uma vida que agrade ao Senhor”, destaca o sacerdote.

Quaresma é tempo de conversão e mudança de vida (Pascom Paroquial / Arquivo)
Ainda segundo ele, viver bem a Quaresma exige atitudes concretas: “Como viver bem este período? Por meio da penitência, do jejum, da oração e da caridade. Procurar estar próximo de Deus por meio da escuta da Palavra, participando da Eucaristia e dos momentos de retiro”.
Hora Quaresmal
Dentro dessa proposta de aprofundamento espiritual, a paróquia realizará, durante toda a Quaresma, a Hora Quaresmal, um momento diário de oração, adoração e meditação.
A partir da Quarta-feira de Cinzas, de segunda a sábado, das 6h às 7h da manhã, os fiéis se reunirão na Igreja Matriz para meditar o livro Imitação de Maria.

Livro “Imitação de Maria” de Tomás De Kempis
“No ano passado, meditamos o livro Imitação de Cristo. Este ano, queremos caminhar com Maria, aprendendo com ela a viver a vontade de Deus”, explica o padre.

Hora Quaresmal contará com adoração ao Santíssimo, medição e reflexão (Pascom Paroquial / Arquivo)
Mutirão de confissões
Outro momento importante da vivência quaresmal será o Mutirão de Confissões, oportunidade especial para o sacramento da Reconciliação. Na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, o mutirão ocorrerá no dia 12 de março (quinta-feira), a partir das 19h30. A iniciativa busca facilitar o acesso dos fiéis à confissão, favorecendo a preparação espiritual para a Páscoa.

Mutirão de confissões é uma oportunidade de reconciliação com Deus (Pascom Paroquial / Arquivo)
Campanha da Fraternidade 2026: Fraternidade e Moradia
Durante a Quaresma, a Igreja no Brasil também vive a Campanha da Fraternidade, uma das principais iniciativas evangelizadoras e sociais do país, promovida pela CNBB. Criada há mais de seis décadas, a campanha propõe a união entre oração, reflexão e ações concretas em favor da vida e da dignidade humana.
Em 2026, o tema escolhido é “Fraternidade e Moradia”, com o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). A proposta convida os cristãos a refletirem sobre a realidade habitacional do Brasil, onde, apesar de a moradia digna ser um direito garantido pela Constituição, milhões de pessoas ainda vivem sem casa ou em condições precárias.
De acordo com dados obtidos pela CF, atualmente, 6,2 milhões de famílias não possuem moradia adequada, e cerca de 328 mil pessoas vivem em situação de rua. Para a Campanha da Fraternidade, a moradia digna é a porta de entrada para todos os demais direitos, como saúde, segurança, educação e dignidade.
A CF 2026 busca sensibilizar comunidades, poder público e sociedade civil para a construção de soluções concretas diante do déficit habitacional, fortalecendo políticas públicas e a cultura da solidariedade.
“É bom que todos nos perguntemos: por que estão sem casa estes nossos irmãos? Não têm um teto, por quê?”, provoca a reflexão proposta pela campanha.
No Domingo de Ramos, que neste ano será no dia 29 de março, ocorre a Coleta Nacional da Solidariedade arrecadando fundos para ações, em nível nacional e diocesano, que atendam ao tema da campanha.
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo convida todos os fiéis a viverem intensamente este tempo da Quaresma, participando das celebrações, dos momentos de oração, da Campanha da Fraternidade e das ações pastorais, como um verdadeiro caminho de conversão, fé e compromisso com o próximo.