A Paróquia Nossa Senhora do Carmo celebra, em 2026, um marco histórico de fé, evangelização e transformação de vidas: 30 anos do Acampamento Juvenil, um dos projetos pastorais mais importantes e frutuosos da comunidade. Ao longo de três décadas, o acampamento se consolidou como um verdadeiro instrumento de encontro com Deus, alcançando gerações de jovens e deixando frutos visíveis na vida da paróquia e da Igreja.
Criado em 1996, o Acampamento Juvenil nasceu em um contexto missionário mais amplo relacionado ao projeto “Nova Evangelização”, proposto pelo Papa João Paulo II. A paróquia foi uma das pioneiras no desenvolvimento do projeto, que, na América Latina, iniciou-se em Costa Rica, foi levada para o México pelo músico católico Martin Valverde e só depois chegou ao Brasil na década de 1990. O primeiro acampamento católico brasileiro, após duas formações de equipe realizadas em Franca (SP), foi o Acampamento Juvenil em Brasília (DF), realizado de 11 a 15 de setembro de 1991. Em Presidente Prudente, o projeto foi trazido por Astromar Miranda Braga, pregador e escritor, que viveu a experiência em Petrópolis (RJ), e teve papel fundamental na implantação e expansão dos acampamentos na paróquia e na diocese.

Fotografia do Livro Tombo da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, que tem o registro das atividades paroquiais desde 8 de fevereiro de 1967; nesta imagem, está a data da primeira edição do Juvenil da Maristela: 24 a 28 de janeiro de 1996, com a participação de 72 jovens (Reprodução/Arquivo)
“Eu tenho milhares de testemunhos de pessoas que voltaram para a família, largaram as drogas, foram curadas da depressão, que tentaram o suicídio e tiveram a vida renovada. Valeu a pena entregar a minha vida para este projeto, para esta Igreja e para esta comunidade”, afirma Astromar.

Astromar Braga foi um dos precursores dos acampamentos no Oeste Paulista (Pascom / Arquivo)
Um encontro que transforma vidas
Atualmente, o Acampamento Juvenil segue fiel à sua missão inicial. Segundo Haroldo Andrade, 39, um dos coordenadores do projeto, o principal objetivo é conduzir os jovens a uma experiência profunda com Deus.
“O principal objetivo do Acampamento Juvenil é conduzir jovens adultos a um encontro pessoal, vivo e transformador com o amor de Deus. Durante quatro dias intensos de retiro, música, oração, desafios e partilha profunda, o acampamento apresenta o querigma de forma clara, acolhedora e impactante”, explica.

Centenas de voluntários atuam em cada edição do acampamento (Pascom / Arquivo)
Essa experiência gera frutos concretos e duradouros. “Ano após ano, testemunhamos jovens que chegam cheios de dúvidas, feridas ou incertezas, e saem renovados. Eles redescobrem sua dignidade como filhos amados de Deus, reencontram a esperança e passam a enxergar propósito, pertencimento e direção para a vida”, destaca Haroldo, ressaltando que muitos retornam à caminhada cristã e passam a servir ativamente na comunidade.
Força missionária da paróquia
O Acampamento Juvenil também se destaca pelo grande envolvimento comunitário. A cada edição, mais de 250 voluntários se dedicam à organização e execução do retiro. “É uma força viva da paróquia, movida por amor, fé e desejo missionário”, afirma o coordenador.
Para o pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira, os frutos do projeto são facilmente percebidos no cotidiano paroquial.
“Os acampamentos são muito importantes. Eles evangelizam as pessoas e as ajudam a se aproximarem de Cristo. Os resultados são pessoas que hoje servem como ministros, catequistas, acólitos, coordenadores de pastorais, leitores e músicos. Isso tudo é fundamental”, ressalta o sacerdote.
Valores que permanecem
Durante o acampamento, são trabalhados valores humanos e cristãos essenciais. A espiritualidade do acampamento é marcada pelo acolhimento, escuta, fraternidade, reconciliação e comunhão com Deus. “Humanamente, trabalhamos autoestima, responsabilidade, empatia e a coragem de recomeçar. Na fé, enfatizamos o querigma, a misericórdia, o amor de Maria e o chamado ao discipulado”, explica Haroldo.

Atual coordenação do Juvenil reunida durante evento (Acampamento Juvenil / Cedida)
Ao recordar os momentos mais marcantes dessas três décadas, o coordenador destaca uma cena que se repete em todas as edições: “O momento em que, diante da presença real de Jesus Eucarístico, aquele jovem que parecia distante se entrega, chora e reza. Ali vemos o milagre da fé acontecer. É algo que marca para sempre”.
Ao resumir o significado do Acampamento Juvenil em uma palavra, Haroldo é direto: “Semeadura”.
Atualmente, os coordenadores do Juvenil são: Sylvia Marocchio Celestino, Rafaela Cuissi de Andrade, Caru Senna, Ana Flávia Ferreira Castilho, Fernando Celestino, Haroldo Gomes de Andrade Filho, Guilherme Pereira Voltarelli e Lucas Falcon.
Além das fronteiras
O projeto também ultrapassa os limites do retiro espiritual. Todos os anos, o Acampamento Juvenil promove a Ação Social de Natal, levando alegria e presença fraterna a quem mais precisa. No ano passado, 50 campistas participaram de um encontro com idosos da Vila da Fraternidade, em Presidente Prudente, com momentos de convivência, bingo e entrega de kits de higiene pessoal.

Anualmente, o acampamento Juvenil promove ações solidárias (Acampamento Juvenil / Cedida)
Próxima edição
A 73ª edição do Acampamento Juvenil já tem data marcada e ocorrerá durante o feriado de Carnaval, reforçando a tradição de transformar esses dias em um verdadeiro tempo de encontro com Deus: 14 a 17 de fevereiro. As inscrições já estão encerradas.
Celebrar os 30 anos do Acampamento Juvenil é reconhecer uma história de fé, serviço e transformação que continua gerando frutos e renovando a missão evangelizadora da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.