Home > Voluntários da Paróquia participam de missão em Barco-Hospital no coração da Amazônia

Voluntários da Paróquia participam de missão em Barco-Hospital no coração da Amazônia


Entre os dias 23 e 30 de outubro de 2025, quatro profissionais da saúde ligados à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente (SP), embarcaram em uma das experiências missionárias mais transformadoras de suas vidas: a 20ª Expedição do Barco-Hospital São João XXIII, que levou atendimento médico, odontológico e espiritual a comunidades ribeirinhas do município de Beruri, no interior do Amazonas.

Participaram da missão a pediatra Dra. Ana Carolina Parizi, a dentista Dra. Kerley Carvalho Miranda, o clínico geral Dr. Gabriel Mota e o cirurgião geral e urologista, Dr. João Luiz Gomes Parizi. Durante quase uma semana, eles deixaram suas rotinas para servir voluntariamente em uma ação que une fé, caridade e o compromisso cristão de levar esperança a quem mais precisa.

“Foi uma experiência maravilhosa. Esse servir nos tira da zona de conforto e nos mostra uma realidade totalmente diferente da que vivemos. Voltamos abastecidos de amor e gratidão por tudo o que foi vivido e por cada paciente atendido”, contou Carolina Parizi, que já havia participado de outra expedição missionária, no Barco Papa Francisco, e desta vez convidou os colegas da paróquia para viverem juntos essa jornada.

Locomoção para atendimentos médicos ocorria por meio de barcos (Carol / Cedida)

Saúde e fé pelos rios da Amazônia

O Barco-Hospital São João XXIII, mantido pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, é uma verdadeira estrutura hospitalar flutuante, equipada com três salas cirúrgicas, enfermaria, farmácia e consultórios especializados. Ele percorre as águas amazônicas levando saúde e evangelização às comunidades que, em muitos casos, levam até 48 horas de viagem para chegar ao centro urbano mais próximo.

Durante esta 20ª expedição, foram realizados 11.748 atendimentos — sendo 8.334 na área da saúde. Entre eles, 1.155 consultas médicas em diversas especialidades, 2.044 procedimentos odontológicos, 2.771 exames (como mamografias, ultrassons e laboratoriais), 128 cirurgias e 50 internações. Além disso, foram servidas 3.414 refeições aos pacientes e acompanhantes.

Momento de apresentação do trabalho para comunidade local (Carol / Cedida)

A médica prudentina destacou ainda a grandiosidade do projeto, nascido a partir de um pedido do Papa Francisco, que, ao conhecer a Fraternidade São Francisco, expressou o desejo de que o trabalho chegasse à Amazônia. Hoje, duas embarcações — o Barco Papa Francisco e o São João XXIII — cumprem essa missão de fé e cuidado.

“Fomos para levar um pouco de esperança para aquelas pessoas necessitadas. Voltamos abastecidos de amor e gratidão. É impossível voltar o mesmo depois de viver algo assim”, afirmou a pediatra.

Atendimentos ocorreram no município de Beruri, no Amazonas (Carol / Cedida)

Para Kerley Carvalho Miranda, dentista e também paroquiana, esta foi a primeira experiência em um barco-hospital. Ela participou dos atendimentos odontológicos e destacou a profunda vivência espiritual durante os dias de missão.

“É difícil colocar em palavras o que vivemos. Encontramos uma carência total de saúde e estrutura. Fomos com amor, sabendo que aquelas pessoas não têm as mesmas oportunidades que nós. É um misto de sentimentos — vontade de chorar, abraçar, acolher. Voltamos diferentes, mais gratos e conscientes da importância de servir”, contou emocionada.

A rotina da missão inclui momentos de oração conduzidos pelos freis da Fraternidade São Francisco, com adoração ao Santíssimo, bênçãos e partilhas diárias.

Para os próximos anos, a ideia é levar um grupo maior de voluntários da comunidade (Carol / Cedida)

“Começamos o dia com oração diante do Santíssimo, pedindo a Deus que nos conduzisse nos atendimentos. Era um trabalho em que a fé caminhava lado a lado com a medicina e a odontologia. Foi lindo ver como Deus agia através de cada um de nós”, completou Kerley.

Além dos atendimentos, os voluntários ajudaram na distribuição de alimentos aos pacientes que aguardavam atendimento, muitos deles vindos de longe — alguns viajaram até 20 horas de barco. À noite, a equipe servia sopas quentinhas, e, pela manhã, chá e bolachas eram oferecidos a quem dormia na fila.

Próxima missão

Inspirados pela experiência, o grupo pretende ampliar o envolvimento da paróquia em futuras missões.

“Nosso sonho é formar uma equipe completa da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, com profissionais da saúde e voluntários da comunidade. Imaginem como seria bonito servir e viver momentos de espiritualidade juntos em um barco-hospital”, compartilhou Kerley.

Grupo de voluntários reunidos na missão (Carol / Cedida)

A 20ª Expedição do Barco-Hospital São João XXIII mostrou, mais uma vez, que a evangelização e o cuidado com a vida humana podem navegar lado a lado, cruzando rios, levando cura, consolo e amor onde o acesso é mais difícil, mas onde a fé permanece viva.

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Voluntários da Paróquia participam de missão em Barco-Hospital no coração da Amazônia

Entre os dias 23 e 30 de outubro de 2025, quatro profissionais da saúde ligados à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente (SP), embarcaram em uma das experiências missionárias mais transformadoras de suas vidas: a 20ª Expedição do Barco-Hospital São João XXIII, que levou atendimento médico, odontológico e espiritual a comunidades ribeirinhas do […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Santa Missa reúne centenas de pets em homenagem a São Francisco de Assis

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo viveu um momento de fé, ternura e gratidão no último domingo, 26 de outubro, durante a Santa Missa com bênção dos animais, celebrada pelo pároco, Pe. Edcarlos Amorim Moreira, em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza. A celebração, que já se tornou uma […]