Desde o dia 1º de junho, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), vive dias intensos de fé, adoração e busca pela presença de Deus com a realização do Cerco de Jericó. A proposta de sete dias consecutivos de oração, Santa Missa e Vigília Eucarística tem mobilizado a comunidade, que vem movimentando a igreja diariamente para momentos de profunda espiritualidade.
Padre Wilton Milhorança durante primeiro dia do Cerco de Jericó (Pascom Paroquial / Arquivo)
A cada noite, padres convidados têm conduzido a Santa Missa, fortalecendo a caminhada dos fiéis sob o tema central deste ano: “A esperança não decepciona”. Com adoração ao Santíssimo Sacramento 24h e três missas diárias, os participantes são convidados a confiar em Deus como aquele que derruba barreiras espirituais e restaura vidas.
Durante as Santas Missas do Cerco de Jericó, um dos momentos mais simbólicos é a entrada da Arca da Aliança. Inspirada na Arca descrita no Antigo Testamento, ela representa a presença viva de Deus no meio do seu povo. No contexto do Cerco, sua entrada solene relembra a passagem bíblica em que o povo de Israel, conduzido por Josué, derrubou as muralhas de Jericó com fé e obediência a Deus, tendo a Arca à frente da caminhada. Na liturgia, esse rito expressa o desejo da comunidade de caminhar sob a proteção divina e renovar a confiança no Senhor como aquele que guia e liberta.
Arca da Aliança recorda a passagem bíblica da queda das muralhas de Jericó (Pascom Paroquial / Arquivo)
Tempo de entrega
Danusa Melo Gonçalves, 43, coordenadora dos coroinhas da paróquia, tem participado ativamente da programação do Cerco de Jericó. Para ela, o momento é uma oportunidade de renovação da fé e intimidade com Deus.
“Escolhi participar porque sinto um chamado profundo em fortalecer minha fé e confiar ainda mais nas promessas de Deus. Entrei neste cerco com o propósito de ver muralhas espirituais caírem – seja na minha vida pessoal, familiar ou emocional – e também de me aproximar mais do coração de Deus”, relata.
Família de Danusa junto em acampamento da paróquia (Pascom Paroquial / Arquivo)
Danusa participa diariamente da adoração ao Santíssimo e permanece para as celebrações eucarísticas. Segundo ela, este evento é um tempo sagrado de escuta, entrega e renovação espiritual: “Nenhuma muralha é maior do que o poder do Senhor. Ele me reaviva espiritualmente”.
Encerramento especial
O encerramento do Cerco, que ocorrerá neste domingo, 8 de junho, será ainda mais especial. A missa será presidida pelo padre Rodrigo Gomes de Moreno, que por muitos anos esteve à frente da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e hoje é pároco da Paróquia Sagrada Família, em Presidente Epitácio (SP). Para ele, retornar à comunidade da Vila Maristela é motivo de gratidão.
“Retornar ao templo da Vila Maristela é um grande presente, embora a Igreja seja muito mais do que um templo — são as pessoas, os paroquianos, que continuam fazendo parte do meu ministério. Celebrar com essa comunidade, especialmente no Domingo de Pentecostes, é profundamente significativo”, afirma.
Padre Rodrigo volta à paróquia para celebrar encerramento do Cerco de Jericó (Pascom Paroquial / Arquivo)
Padre Rodrigo diz que a mensagem que deixará no encerramento será de pertencimento, amor à Igreja e acolhimento: “Mesmo diante das imperfeições humanas, Deus se faz presente. Que a comunidade continue a exalar acolhida e fraternidade, com braços abertos para amar e ser misericordiosa. No coração de Deus, por intercessão de Nossa Senhora do Carmo, sempre há espaço para cada um de seus filhos”.
O encerramento do Cerco de Jericó será marcado por um momento de profunda simbologia e fé: o toque das trombetas. Inspirado no relato bíblico do livro de Josué, esse gesto representa a vitória do povo de Deus após sete dias de oração e perseverança diante das muralhas de Jericó. É um momento de júbilo, renovação da fé e gratidão pelas graças recebidas.
Serviço
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo convida todos os fiéis a participarem do encerramento do Cerco de Jericó no domingo, 8 de junho, às 19h, em uma missa especial de Pentecostes. Será o momento culminante de uma semana de oração, na certeza de que Deus derruba todas as muralhas que impedem sua presença de agir.
A Capela São Brás, localizada no Parque Alexandrina, em Presidente Prudente (SP), inicia a partir deste sábado, 31 de janeiro, uma programação especial em honra ao seu padroeiro, São Brás, celebrado pela Igreja no dia 3 de fevereiro. O Tríduo e o Dia Festivo contarão com missas, procissão e a tradicional bênção das gargantas, reunindo […]
Nesta semana em que celebramos os 59 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, convidamos a comunidade a recordar uma história marcada pela fé, pela união e por um intenso trabalho de evangelização. Conhecida carinhosamente como ‘Igreja da Maristela’, a paróquia é referência nacional pela realização de acampamentos católicos, cursos de formação e […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo dá início neste sábado (10/01) às inscrições para a Catequese, um dos pilares da evangelização e da missão da Igreja Católica. O período marca um momento importante para as famílias que desejam inserir crianças e adolescentes na caminhada da fé, proporcionando uma formação cristã sólida, fundamentada no amor a […]
O ano de 2025 ficará marcado na história da Paróquia Nossa Senhora do Carmo como um tempo de intensa vivência da fé, fortalecimento pastoral e comunhão entre clero e fiéis. Ao longo dos meses, a comunidade foi conduzida por um calendário repleto de celebrações, formações, grandes eventos e momentos de profunda espiritualidade, reafirmando sua missão […]