A partir desta sexta-feira (31/01), a Capela São Brás, do Parque Alexandrina, dá início a uma programação especial em honra ao padroeiro, celebrado todo dia 3 de fevereiro. As missas serão presididas pelos padres Edcarlos Amorim Moreira, Thiago Calçado, Anderson Félix da Silva e por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano. Também haverá procissão e bênção das gargantas.
De acordo com o atual pároco do Santuário Nossa Senhora do Carmo, padre Edcarlos Amorim Moreira, São Brás representa um papel importante no contexto cristão, como um exemplo de fé e devoção. Além de ser um intercessor venerado por sua proteção contra doenças da garganta e problemas relacionados aos animais, o santo é símbolo de coragem e resistência à fé, pois tem uma história de sacrifício durante as perseguições aos cristãos.
Bispo e padres diocesanos presidirão as celebrações (Pascom Paroquial / Arquivo)
Para a coordenadora geral da capela, Sueli Aparecida Fernandes Silva, 49, São Brás é “um grande exemplo de fé e espiritualidade. Ele era médico, mas não tratou somente das feridas do corpo, mas também das feridas da alma com sua fé”.
Participante ativa na capela há mais de 30 anos, ela conta que seu chamado foi na Capela São Brás. “Deus me colocou no lugar certo! É muito gratificante acompanhar o crescimento das crianças e também da comunidade. Poder ajudar as pessoas com coisas simples, pequenos gestos que fazem a diferença na vida dos outros, nos motiva a buscar a Deus cada dia mais e servi-lo através do próximo.”
Protetor dos males da garganta, a devoção ao santo ocorre em várias partes do mundo e aqui na região não é diferente. “Sempre recebemos aqui na capela pessoas que vêm participar das missas e dar testemunho, até de cura de câncer já tivemos conhecimento.”
Fiéis recorrem a São Brás para proteção da garganta (Pascom Paroquial / Arquivo)
História e Benção
São Brás foi um santo cristão do século III, conhecido por ser o padroeiro dos enfermos da garganta e dos animais. Segundo a tradição, ele foi um bispo em Sebaste, na Armênia, e foi martirizado durante a perseguição de Diocleciano.
Uma das histórias mais famosas associadas a ele é a de ter salvado uma criança engasgada com uma espinha de peixe, o que lhe atribui a proteção contra doenças da garganta. Ele é frequentemente representado segurando um báculo e uma palma, símbolos de seu episcopado e martírio.
Assim, criou-se a devoção para com este santo a partir das várias curas de males na garganta realizados por sua intercessão. A bênção é importante para os fiéis católicos por ser vista como uma forma de buscar sua proteção contra doenças e problemas relacionados à garganta.
A bênção é realizada com as velas cruzadas e encostadas na garganta do fiel e acompanhada da seguinte oração: “Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, defenda-te Deus contra os males da garganta e contra qualquer outro mal, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.
Dia 3 de fevereiro será dada a benção às gargantas (Pascom Paroquial / Arquivo)
Receber a bênção é um ato de fé e devoção, pois ajuda a prevenir, aliviar e/ou curar enfermidades da garganta. Além disso, a bênção da garganta também é um momento de comunhão e renovação espiritual para os fiéis que participam dela durante a celebração do Dia do Padroeiro.
O Tríduo de São Brás iniciará nos dia 31 de janeiro e seguirá até dia 2 de fevereiro, com missas diárias:
31/01, às 19h30 – Padre Anderson Felix da Silva (Reitor do Seminário Diocesano) 01/02, às 19h30 – Dom Benedito Gonçalves dos Santos (Bispo Diocesano) 02/02, às 20h – Padre Thiago Calçado (Vigário Paroquial)
No dia três de fevereiro, no Dia do Padroeiro, haverá missa às 19h30, com bênção das gargantas e procissão, presidida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira.
A capela fica localizada na Rua Raimundo Sebastião Fonseca, 385, Parque Alexandrina, em Presidente Prudente (SP).
Neste mês de outubro, um grupo de fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Carmo viveu uma profunda experiência de fé ao participar de uma peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida, pelo tradicional Caminho da Fé, que atravessa a Serra da Mantiqueira. A iniciativa foi coordenada por Lucimar Faria, 55, responsável pelo Acampamento Magnificat e […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo deu início a um novo projeto pastoral que tem fortalecido os laços de fé e trazido proximidade entre os fiéis: a visita dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística às casas da comunidade para momentos de oração, bênção e celebração da Palavra. A iniciativa, idealizada pelo pároco, Pe. Edcarlos […]
Com alegria e gratidão, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente (SP), celebra uma importante conquista de seu pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira, que acaba de assumir o cargo de Presidente da Comissão Regional de Presbíteros (CRP) do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O mandato segue até […]
A espiritualidade, a alegria e o ardor missionário dos acampamentos da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), chegaram longe. Pela primeira vez, um acampamento promovido por missionários da comunidade foi realizado em nível internacional, levando a experiência transformadora da fé a fiéis de diferentes países. A iniciativa nasceu após a participação do […]