Home > 12 meses de graças: veja como foi 2024 em nossa comunidade

12 meses de graças: veja como foi 2024 em nossa comunidade


Com uma linda história construída ao longo desses 57 anos, o ano de 2024 no Santuário Nossa Senhora do Carmo foi desafiador, porém abençoado e marcado por diversas atividades e celebrações especiais. Chegou o momento de relembrar os principais acontecimentos desta paróquia conhecida em todo Brasil por seu trabalho de evangelização e que tem, em sua comunidade, a alegria em servir a Deus. 

“Esse ano foi agradável, comprometedor, batalhador e de conhecimento mais aprofundado da comunidade, das pastorais e pessoas que estão à frente das pastorais. Foi um ano de graça em que o Senhor foi colocando muitos desafios e foi dando força para podermos melhorar e planejar um 2025 melhor”, compartilha o atual pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira. 

Celebração especial do aniversário de criação ocorreu em  janeiro (Pascom Paroquial / Arquivo)

O primeiro fato marcante ocorreu no dia 15 de janeiro, com uma Santa Missa especial de aniversário. De acordo com padre Edcarlos, comemorar 57 anos da paróquia foi como festejar a história de um povo que ouviu Deus, guiado por sacerdotes, seguiram o caminho de Cristo e testemunharam que Deus está vivo, ressuscitado e que nos chama a construir o seu reino no meio de nós. 

Centenas de pessoas participaram na Igreja Matriz  (Pascom Paroquial / Arquivo)

Semana Santa

De 24 a 31 de março ocorreu a Semana Santa intensa participação dos jovens na condução das atividades. Durante esses dias, a comunidade se uniu para celebrar todo triunfo de Cristo e anunciar sua paixão por todos nós. Foram nesses momentos que a comunidade pôde reviver os principais fatos da passagem de Jesus. 

Essa foi a primeira vez do padre Edcarlos à frente dessa “Semana Maior”. “Foi uma semana de bençãos, ver o envolvimento das pessoas, a alegria, a entrega dos voluntários, a participação da comunidade todos os dias, em cada horário das atividades”, relembra.

Semana Santa do Santuário foi destaque no noticiário local  (Pascom Paroquial / Arquivo)

Para completar, o padre destaca o esforço da comunidade nesses dias. “O que mais me chamou atenção foi a dedicação e o empenho dos jovens. Não posso esquecer do esforço da Nancy aqui da paróquia, super dedicada em todas as atividades.” 

Centenas de voluntários se empenharam para organizar a Semana Santa (Pascom Paroquial / Arquivo)

Cerco de Jericó

Entre os dias 12 a 19 de maio, o Santuário realizou a 25ª edição do Cerco de Jericó com o tema “A água viva do Espírito Santo”. Milhares de fiéis participaram presencialmente e mais de 21.900 pessoas foram alcançadas pelas transmissões on-line, nesses dias. 

Foram sete dias ininterruptos de adoração ao Santíssimo Sacramento, com oração do Rosário durante 24h por dia e duas missas diárias. A comunidade ainda participou de três momentos de adoração das 2h às 3h30, com música e adoração silenciosa das 6h30 às 7h15 e das 19h15 às 19h30. 

Cerco de Jericó mobilizou fiéis por 7 dias seguidos (Pascom Paroquial / Arquivo)

O pároco relembra que o tema escolhido remeteu ao Espírito Santo, que é essa água viva. “Os dons dele fazem as pessoas se tornarem limpas e vivas. Que o Espírito Santo derrame em cada um dos nossos corações essa água pura.”

Mesmo tendo presidido essas celebrações em outras paróquias, essa foi a primeira vez que o sacerdote esteve no Cerco de Jericó no Santuário. “Foi uma experiência enriquecedora, onde o Espírito se fez presente em cada momento, iluminando os corações”, fala.  

Fiéis clamaram pela derrubada das ‘muralhas’ espirituais (Pascom Paroquial / Arquivo)

Festa das Nações

A maior festa gastronômica da região completou 25 anos e foi realizada de 5 a 7 de julho, no IBC – Instituto Brasileiro do Café de Presidente Prudente (SP). O evento contou com 17 barracas em alusão aos países: Alemanha, Argentina, Arábia Saudita, Brasil, Estados Unidos, Espanha, Grécia, Inglaterra, Itália, Japão e Portugal. Também teve novidades como o Shows de Prêmios e o concurso Rei e Rainha das Nações. 

Tradicional Festa das Nações completou 25 anos (Pascom Paroquial / Arquivo)

Mais do que arrecadar recursos para atividades de evangelização, a festa teve como principal objetivo unir a comunidade para homenagear e celebrar a padroeira, Nossa Senhora do Carmo (comemorada em 16 de julho). Durante os três dias, milhares de pessoas passaram pelo local e prestigiaram o evento. 

Evento contou com a celebração da Santa Missa  (Pascom Paroquial / Arquivo)

Novena da Padroeira

Dos dias 7 a 15 de julho, a comunidade realizou a Novena em homenagem à Padroeira. Foram nove dias que antecedem o dia em honra à Santa, que é celebrada em 16 de julho, com celebrações especiais, diversos padres convidados, muita oração, louvor e devoção. 

Para realização da homenagem especial à padroeira, a paróquia contou com a participação de pastorais, movimentos e serviços da paróquia. Somado a isso, a juventude da Maristela preparou um teatro, com episódios diários, sobre a aparição de Nossa Senhora a São Simão Stock. 

Dom Benedito Gonçalves, bispo diocesano, presidiu a Missa do Dia da Padroeira (Pascom Paroquial / Arquivo)

Semana da Família  

Entre os dias 11 a 18 de agosto, a paróquia celebrou a Semana da Família com uma programação especial que trouxe o tema central: “A família é o coração de Deus aqui na Terra”. Assim como nos anos anteriores, o evento foi pensado e organizado pela Pastoral Familiar e cada celebração diária contou com um tema específico para reflexão da comunidade. 

Célula vital da sociedade onde os valores e princípios são transmitidos de geração em geração, a família é prioridade para a Igreja e para o caminho da evangelização. Por isso, como forma de aprendizado, é necessário lembrar que ser família é um chamado, já que é no seio dela onde aprendemos o significado do amor, do respeito, da solidariedade e da fé.

Agosto foi o mês de celebrar a família (Pascom Paroquial / Arquivo)

Encontro Diocesano das Lideranças dos Acampamentos 

A  representatividade e pioneirismo do Santuário em acampamentos foi decisivo na escolha do local do encontro. Por isso, no dia 4 de novembro, a paróquia foi a sede do 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. 

Nomeado “Noite de celebração: Vem pra Tenda”, o evento foi voltado à oração, apresentação da história dos acampamentos e alinhamento de novas ideias. A comissão de organização contou com 15 pessoas, incluindo o pregador Astromar Braga, os padres Antônio Sérgio Girotti (Tuti), Éverton Aparecido da Silva e Luiz Carlos Furini, além do bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos. Mais de 150 pessoas participaram dessa noite especial.

Encontro histórico ocorreu no Salão Paroquial (Pascom Paroquial / Arquivo)

De acordo com o padre Edcarlos tudo foi maravilhoso e, além de todos esses eventos mencionados, outros eventos tiveram destaque ao longo de 2024 como os sacramentos de Crisma e Primeira Comunhão, que ficaram na memória de cada pessoa da nossa comunidade. 

2025 

No ano que vem celebraremos o Jubileu Ordinário dos 2025 anos de Cristo. Além disso, estaremos em festa pelos 65 anos da Diocese de Presidente Prudente e o centenário das duas primeiras paróquias do Oeste Paulista: Catedral São Sebastião e Paróquia Santo Anastácio. Você e sua família estão convidados para a Santa Missa de Abertura no dia 29 de dezembro (domingo), às 8h, com procissão saindo do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida (Vila Marcondes). 

De acordo com o presbítero, será um ano de colheita e haverá muitas melhorias tanto no sentido pastoral, como material. Tanto é que as obras no Centro de Formação já começaram. Também haverá melhorias nas capelas: na São Brás, será colocado o ar condicionado e contará com um novo padrão próprio de energia; na São Padre Pio, a obra da cozinha também avançou; já na São Luiz Gonzaga, o atual pároco ainda pretende dar início às obras na construção das salas de catequeses. Por fim, ainda há o planejamento de colocar o ar condicionado no Salão Paroquial e concluir o estacionamento do fundo do salão. 

“A comunidade fez um trabalho maravilhoso! Estão empenhados, alegres, todos comprometidos. Espero que os fiéis contribuam melhor ainda com o dízimo. Ainda tem muitas pessoas que não são dizimistas, mas isso é com o tempo, conforme a evangelização, que a gente cresça cada vez mais”, finaliza padre Edcarlos. 

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Jovem da paróquia será voluntária no Jubileu da Juventude no Vaticano

Entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, o Vaticano será o centro das atenções de milhares de jovens católicos do mundo todo, que participarão do Jubileu da Juventude, parte das celebrações do Jubileu de 2025 da Igreja Católica. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente, terá uma representante neste momento […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Novena da Padroeira celebra fé e devoção à Nossa Senhora do Carmo em Prudente

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente, se prepara para viver mais uma edição da tradicional Novena da Padroeira, que ocorrerá de 7 a 15 de julho. Será um tempo especial de oração, gratidão e devoção à Virgem do Carmo, com missas diárias, presença de padres convidados e forte participação das pastorais da […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Solenidade de Corpus Christi: Paróquia é responsável pelo altar da Missa Campal

No dia 19 de junho, a Igreja celebra uma das festas mais significativas para os católicos: a Solenidade de Corpus Christi, que em latim significa “Corpo de Cristo”. Em Presidente Prudente (SP), a celebração terá início às 8h, com a Santa Missa campal em frente à Catedral São Sebastião, presidida por Dom Benedito Gonçalves dos […]