Home > Santuário fomenta seu papel em cuidar e evangelizar além das fronteiras

Santuário fomenta seu papel em cuidar e evangelizar além das fronteiras


Entre diversas ações do Santuário Nossa Senhora do Carmo, está a prática constante de uma Igreja em saída, ou seja, a presença dos sacerdotes em outros espaços, como hospitais, residências e estabelecimentos comerciais, levando a Palavra, a Eucaristia, bênçãos e celebrando sacramentos.

“A Igreja não se preocupa somente com as suas dores e dificuldades, mas também com a dor do outro. Estar em saída é sair do seu mundo, da sua angústia, do seu medo e ir ao encontro do outro para levar a presença do Ressuscitado, do Senhor que tanto nos ama e quer o nosso bem”, afirma o atual pároco da comunidade, padre Edcarlos Amorim Moreira. 

Jesus deixou a missão de anunciar a Boa Nova, levar o Evangelho, o seu amor e foi um exemplo de envio missionário. Como cristãos batizados, temos o compromisso de viver e levar o amor a cada dia. Entre muitas de suas pregações, o Papa Francisco fala de modo simples que: “Quando permitimos que Deus nos conduza para além de nós mesmos, a nossa vida muda e entendemos o verdadeiro sentido da nossa existência. Eis a fonte da ação evangelizadora, a necessidade do anúncio espontâneo”. 

Portanto, evangelizar vai além das paredes do templo e, seguindo os ensinamentos do Sumo Pontífice, uma Igreja em saída vai além do encontro com os mais vulneráveis e enfermos. O sacerdote visita semanalmente lares, orfanatos, velórios, empreendimentos em busca de levar o Evangelho e ir ao encontro do outro. 

Há oito meses, uma Santa Missa é celebrada toda primeira quinta-feira do mês às 14h, na UPA Zona Norte de Presidente Prudente. “Por se tratar de um ambiente onde as pessoas recorrem devido às enfermidades, muitos funcionários acabam absorvendo para si mesmo e pensamos que trazer a Palavra de Deus para o ambiente de trabalho, o torna mais harmônico”, explica a responsável técnica administrativa da UPA, Analize Valoes Thomaz. 

Padre Edcarlos durante celebração na UPA da Zona Norte (Adm UPA / Cedida)

A solicitação pela celebração veio dos próprios funcionários do local. Anelize conta que, após o término da missa no Santuário, foi até o padre Edcarlos para fazer a solicitação, que prontamente atendeu o pedido. 

“Atualmente, a missa é para os funcionários da unidade. Sua importância seria mais para trazer Deus para perto deles. Muitos têm dois empregos e precisam ouvir a Palavra de Deus para conseguir lidar com o que vivenciam na unidade,” fala a responsável técnica da unidade. 

Saúde e fé

Além da celebração na UPA,  o Santuário realiza a Missa mensal da Saúde, que é realizada toda primeira sexta-feira do mês, às 15h, na Igreja Matriz. 

“O propósito é rezar pelo enfermo, fortalecer a parte espiritual para superar melhor esse momento de dor”, conta as coordenadoras da Pastoral da Saúde, Vanessa Iliana Endesa Cintra,  Maria Cristina Cerazi Sartori e Angela Arcanjo dos Santos Orrigo. 

Padre Edcarlos complementa dizendo que a importância dessa celebração para a comunidade é própria do cristão, é o cuidado, o carinho e o amor para com o próprio enfermo. “Nós, enquanto padre e comunidade, membros da Pastoral da Saúde, temos que ter um olhar de compaixão, como o olhar de Jesus, para com quem sofre e poder levar a presença de Jesus ressuscitado para o coração desses nossos irmãos.”

Celebração ocorre toda primeira sexta-feira, na Igreja Matriz (Pastoral da Saúde / Cedida)

A ideia de voltar com essa missa surgiu do próprio padre Edcarlos. “Conversei com as coordenadoras da pastoral para que elas convidassem os enfermos que visitam para poderem participar. Alguns vem, outros não podem por conta da doença, mas mesmo assim a gente reza por todos”, destaca o presbítero.

Toda comunidade pode participar. Durante a missa também há o Sacramento da Unção dos Enfermos. “É próprio do sacerdote olhar para os sofridos, os excluídos, os esquecidos que estão às margens, que estão nas periferias, no sofrimento, e estender a mão”, finaliza o padre.

Missa conta com unção dos enfermos (Pastoral da Saúde / Cedida)

Além da Missa da Saúde, a pastoral realiza visitas em hospitais, casas de repouso e residências dos enfermos da paróquia, levando Eucaristia, oração e meditação da palavra aos doentes e seus familiares. 

Para as coordenadoras, “é de suma importância estar presente nesse momento de vulnerabilidade, mostrando que não está sozinho, sendo uma igreja samaritana e missionária que prioriza a vida e testemunha o Evangelho no mundo da saúde, nas dimensões solidária, comunitária e sociotransformadora”. 

A mensagem que fica é que “o amor é a metade do tratamento, leva esperança e diz para eles que não estão sozinhos”, completa as voluntárias da pastoral. 

Serviço

Excepcionalmente neste mês de agosto, a Missa na UPA da Zona Norte será na próxima terça-feira (06/08), às 14h. A partir de setembro, retorna para a primeira quinta-feira do mês, às 14h. Já a Missa da Saúde ocorre toda primeira sexta-feira do mês, às 15h, na Igreja Matriz. 

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Jovem da paróquia será voluntária no Jubileu da Juventude no Vaticano

Entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, o Vaticano será o centro das atenções de milhares de jovens católicos do mundo todo, que participarão do Jubileu da Juventude, parte das celebrações do Jubileu de 2025 da Igreja Católica. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente, terá uma representante neste momento […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Novena da Padroeira celebra fé e devoção à Nossa Senhora do Carmo em Prudente

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente, se prepara para viver mais uma edição da tradicional Novena da Padroeira, que ocorrerá de 7 a 15 de julho. Será um tempo especial de oração, gratidão e devoção à Virgem do Carmo, com missas diárias, presença de padres convidados e forte participação das pastorais da […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Solenidade de Corpus Christi: Paróquia é responsável pelo altar da Missa Campal

No dia 19 de junho, a Igreja celebra uma das festas mais significativas para os católicos: a Solenidade de Corpus Christi, que em latim significa “Corpo de Cristo”. Em Presidente Prudente (SP), a celebração terá início às 8h, com a Santa Missa campal em frente à Catedral São Sebastião, presidida por Dom Benedito Gonçalves dos […]