Home > Conheça o trabalho desenvolvido pelo CAEP no Santuário

Conheça o trabalho desenvolvido pelo CAEP no Santuário


Você sabe o que é o Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais, conhecido como CAEP?  Qual a sua função e como funciona no Santuário Nossa Senhora do Carmo? Acompanhe conosco e tire suas dúvidas. 

O CAEP é um órgão consultivo e administrativo obrigatório formado por 10 membros leigos da paróquia. O Conselho é responsável por assessorar o pároco na administração dos bens temporais e seu funcionamento é determinado pela legislação canônica universal e, sobretudo, pelas normas e diretrizes da Diocese de Presidente Prudente.

“Assessorando o pároco, esse conselho pretende ser o verdadeiro elo através do qual se efetiva a corresponsabilidade, a coparticipação dos fiéis cristãos na administração dos bens temporais e patrimônios de nossa Igreja Diocesana”, explica João Celso Russi, 57, ministro da Eucaristia e coordenador geral do CAEP.

Coordenador do CAEP, João Celso Russi, em seu momento de oração  (João Celso Russi / Arquivo)

Os membros do CAEP, por exercerem funções de confiança pessoal do pároco, “são escolhidos pelo sacerdote para validamente tomarem posse de suas funções. Os membros recebem a devida provisão da Cúria Diocesana e firmam o Termo de Adesão de Serviço Voluntário”, explica João Celso.

No Santuário Nossa Senhora do Carmo, o órgão foi criado em 1 de outubro de 2019, após o bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, promulgar o decreto “Ad Experimentum” do Regimento dos Conselhos para Assuntos Econômicos Paroquiais. 

O CAEP conta com reuniões mensais previamente agendadas. Além disso, seus membros exercem colaboração administrativa à Igreja local sem qualquer tipo de remuneração, desenvolvendo seu trabalho nos atos de maior importância, dando seu parecer no que tange à situação econômica da paróquia e nos atos de administração extraordinária, principalmente sobre a alienação de bens da paróquia.

Durante as reuniões, os membros elaboram a previsão orçamentária, a curto e a  longo prazo, das necessidades econômico-financeiras da paróquia, programação dos investimentos e das obras paroquiais, além de todos os assuntos que auxiliarão o pároco a bem desenvolver sua missão administrativa, pastoral e evangelizadora.

Desde quando iniciou na paróquia, o grupo vem auxiliando em vários trabalhos como: reformas, ações na Igreja, atendimento às famílias com cestas básicas, marmitas através do convênio com o Sesi, entre outros trabalhos sociais. 

Parceria com o Sesi, intermediada pelo CAEP, distribuiu marmitas na pandemia (Pascom / Arquivo)

De acordo com o coordenador, “a importância da implantação do CAEP se deve ao fato da sociedade nos exigir posturas de competência, adequação fiscal e legitimidade nas ações e preparo para novos desafios, fortalecendo mais nossa organização administrativa e provendo o sustento necessário para a efetivação da missão evangelizadora”. 

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Padre Edcarlos assume presidência da Comissão Regional de Presbíteros do Regional Sul 1

Com alegria e gratidão, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente (SP), celebra uma importante conquista de seu pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira, que acaba de assumir o cargo de Presidente da Comissão Regional de Presbíteros (CRP) do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O mandato segue até […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Acampamento da Paróquia Nossa Senhora do Carmo ultrapassa fronteiras e é realizado em Portugal

A espiritualidade, a alegria e o ardor missionário dos acampamentos da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), chegaram longe. Pela primeira vez, um acampamento promovido por missionários da comunidade foi realizado em nível internacional, levando a experiência transformadora da fé a fiéis de diferentes países. A iniciativa nasceu após a participação do […]