Assim como outras maneiras de evangelização, dança também é uma forma de expressar a alma, louvar, adorar e impactar o mundo, chamando a todos para o reino de Deus. “Porque fostes comprados por alto preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (I Coríntios 6,20)
Diante disso, o atual pároco, padre Rodrigo Gomes de Moreno, acolheu um novo projeto da Companhia de Dança Magnificat de Presidente Prudente (SP) no Santuário Nossa Senhora do Carmo, a partir deste mês de agosto.
“A arte e a cultura também sempre evangelizam, disciplinam, trazem paz, harmonia, equilíbrio e realmente podemos transformar tudo isso que a arte da dança também transmite, através de trazermos também uma espiritualidade“, destaca o sacerdote.
Formado pelas professoras e fundadoras Ariane Mazoni Coelho, 22, e Heloisa Myrtes Baldo, 22, e da assessora e Kamily Forato 18, o projeto ‘Magnificat’ mais do que apenas ensinar os vários estilos de dança como o ballet clássico, jazz, jazz lyrical e contemporâneo aos alunos, tem o objetivo de fundar um movimento que possa evangelizar e levar o amor de Deus e da Virgem Maria por meio da arte.
“Quando a ideia do projeto surgiu, rezamos em busca de um padre que pudesse realmente ser o ‘padrinho’ do nosso projeto, acolhendo nosso sonho e dando apoio para realizarmos. Escolhemos a Maristela pois o padre Rodrigo sempre foi muito aberto e acolhedor”, conta Heloísa.
Projeto de dança surgiu com intuito de evangelizar (Heloisa Baldo / Cedida)
O projeto está aberto para as turmas com faixa etária de 7 a 10 anos, 10 a 14 anos e a partir dos 15 anos, englobando o desenvolvimento da consciência corporal, da flexibilidade, da coordenação motora e do fortalecimento muscular através dos estilos de dança.
O diferencial do grupo é que além de trabalharem o físico, desenvolverão a fé e o conhecimento da Igreja Católica, com estudos bíblicos, orações em grupo e momentos devocionais durante as aulas. “Nossas alunas entenderão a verdadeira importância e a essência de permitir que o corpo seja templo e morada do Espírito Santo, e que ele seja usado apenas com o fim de evangelizar”, conta Heloisa.
As duas professoras, desde criança, sempre estiveram em contato com a dança. Heloísa participava de projetos que tinham para as crianças em sua cidade natal e aos seus 13 anos, começou a frequentar mais ativamente as aulas ofertadas pela escola em que estudava. A partir daí, descobriu que seu sonho era trabalhar com a dança e resolveu cursar Educação Física. Desde então, tem se preparado e rezado para que Deus possa capacitar e realizar seu sonho.
Fundadoras já se apresentaram em igrejas da cidade (Heloisa Baldo / Cedida)
Para a professora Ariane, a dança também esteve presente desde a infância, mas se tornou mais forte aos 14 anos, quando em meio a descoberta de uma patologia rara na medula espinhal, começou a dançar mais arduamente e com a dança curou as dores que sentia.
“É algo muito especial em vista de ser o primeiro grupo que nós estamos montando, um grupo de dança na igreja e futuramente pensamos em outros ritmos musicais com outras faixas etárias para atrair pessoas de todas as idades e aproveitar, através da Alegria, do Poder conviver e celebrar esses valores”, afirma o padre.
Serviço
A matrícula para o projeto já está aberta e ficará durante todo o mês de agosto e pode ser realizada tanto presencialmente, após as missas de apresentações no Santuário, quanto virtualmente através do link.
Já as aulas se iniciarão efetivamente em setembro. Porém, um aulão experimental já está aberto para toda a comunidade que deseja conhecer a Cia Magnificat. As datas e horários estão sendo divulgadas no Instagram da companhia de dança – @magnificat_ciadedanca.
Neste mês de outubro, um grupo de fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Carmo viveu uma profunda experiência de fé ao participar de uma peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida, pelo tradicional Caminho da Fé, que atravessa a Serra da Mantiqueira. A iniciativa foi coordenada por Lucimar Faria, 55, responsável pelo Acampamento Magnificat e […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo deu início a um novo projeto pastoral que tem fortalecido os laços de fé e trazido proximidade entre os fiéis: a visita dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística às casas da comunidade para momentos de oração, bênção e celebração da Palavra. A iniciativa, idealizada pelo pároco, Pe. Edcarlos […]
Com alegria e gratidão, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente (SP), celebra uma importante conquista de seu pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira, que acaba de assumir o cargo de Presidente da Comissão Regional de Presbíteros (CRP) do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O mandato segue até […]
A espiritualidade, a alegria e o ardor missionário dos acampamentos da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), chegaram longe. Pela primeira vez, um acampamento promovido por missionários da comunidade foi realizado em nível internacional, levando a experiência transformadora da fé a fiéis de diferentes países. A iniciativa nasceu após a participação do […]