Home > Padre Rafael se despede da Maristela após um ano e quatro meses de caminhada

Padre Rafael se despede da Maristela após um ano e quatro meses de caminhada


Neste domingo (24/04), padre Rafael Sotocorno se despede da nossa querida Paróquia Nossa Senhora do Carmo, para dar um passo importante em sua caminhada de fé e assumir a Paróquia São Pedro, em Presidente Epitácio (SP). A missa de despedida está marcada para às 19h30, deste domingo. 

O  jovem padre de 31 anos foi acolhido na Maristela quando ainda era diácono e, apesar de ter se formado em Ciências Biológicas, encontrou na Igreja o seu outro chamado, confirmando o seu SIM a Deus. 

“A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, quando me acolheu em agosto de 2020, me mostrou o sentido da palavra acolhida. Os gestos, as atitudes e as palavras de carinho revelam que acolher bem também é evangelizar. Durante este tempo que permaneci nesta paróquia aprendi a semear a esperança, principalmente em meio ao caos da vida, como foi a pandemia da Covid-19. Encontramos muitos corações, inseguros, com medo, desesperançosos e fatigados, mas que com a ação do Espírito Santo, reencontraram a esperança”, afirma padre Rafael. 

Ainda sobre a sua passagem na comunidade, o sacerdote ressalta: “Aprendi a demonstrar o amor no serviço. Servir com amor é encontrar a ação de Deus nas pequenas coisas. Aprendi que a humildade é porta segura para uma vida de santidade e, que despojar a vida pelo Cristo alimenta nossa alma e nos fortalece na missão”. 

Sua Ordenação Presbiteral ocorreu no dia 01/05/2021, na Paróquia Santa Rita de Cássia. ( Diocese Presidente Prudente / Arquivo)

Filho de José Ivo Sotocorno e Maria Cristina Perego Sotocorno, padre Rafael foi criado na zona rural da cidade de Anhumas (SP) e desde criança, já dava indícios de sua futura vocação para o sacerdócio. Sua vida religiosa teve início na Capela Santo Antônio do bairro Palmitalzinho e na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, ambas em Regente Feijó (SP). 

Rafael durante palestra na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Regente Feijó (Rafael Sotocorno / Cedida)

Entrou para o Seminário Propedêutico Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente (SP) no dia 13 de fevereiro de 2013 e, nos seis anos seguintes (2014-2020), embarcou para Marília (SP) para cursar Filosofia e Teologia na Faculdade São João Paulo II. 

Durante 16 meses, padre Rafael veio ajudando o atual pároco da Maristela, padre Rodrigo Gomes de Moreno, prestando serviços pastorais na comunidade de forma geral. Padre Rodrigo destaca que entre as diversas características do vigário, está o zelo litúrgico. 

“Nós somos padres para a igreja como um todo, na incumbência de levar o evangelho, acolher, amar aqueles que nos são confiados e realmente o padre Rafael sempre realizou tudo isso com muita maestria. Foi e continua a ser um grande aprendizado ter convivido com ele como seminarista, diácono e posteriormente como sacerdote. Tudo isso fez com que pudéssemos ainda mais cultivar o zelo e esse grande valor que levar a presença de Jesus por meio dos sacramentos que nos são confiados”, afirma o padre Rodrigo. 

Primeira missa celebrada por padre Rafael na Maristela foi no dia 4 de maio de 2021 (Pascom Paroquial / Arquivo)

Assim como o padre Rafael deixou um marco na comunidade, a Maristela também marcou a sua vida: a alegria. “As várias pastorais, movimentos e atividades, bem como seus respectivos membros deixam transparecer a alegria de servir a Igreja. Indicam que no serviço a Deus é possível encontrar a felicidade por completo. Uma felicidade que o ‘mundo’ jamais dará a alguém. Esta felicidade se dá pelo fato de que somos comunidade e temos a missão de fazer a vontade de Deus.” 

Para o sacerdote, se alguém perguntasse sobre a comunidade Maristela, ele responderia: “a Paróquia Nossa Senhora do Carmo vive sentimentos de alegria, de esperança, de acolhida, de amor, de amizade e pertença de ser Igreja. Cada pessoa com seu jeito, com seu dom, seu carisma, sua vontade de servir, mas que unidos formam uma comunidade, cujo os objetivos são: evangelizar aqueles que não conhecem a Deus; cuidar daqueles que são abandonados, zelar por aqueles que passam fome e frio; libertar os que estão presos no medo; curar aqueles que estão feridos”.  

A Missa de Posse do padre Rafael na nova comunidade, Paróquia São Pedro de Presidente Epitácio (SP), ocorrerá no dia 26 de abril, às 20h. 

Mensagens 

Como forma de carinho da comunidade ao sacerdote, o padre Rodrigo afirma:

“Nós devemos amar o lugar que estamos independente do território paroquial porque, por primeiro, amamos Cristo, independente da paróquia em que estiver, estará sendo da melhor forma o seu ministério. Que seu ministério seja de amor, zelo, acolhida com todos aqueles que estejam pelo seu caminho. Que Deus impulsione o ministério do padre Rafael para que ele realmente leve o Evangelho, anuncie com grande zelo e carinho a todos.” 

Padre Rodrigo acolhendo o vigário na Maristela (Pascom Paroquial / Arquivo)

Outros membros da comunidade também compartilharam uma mensagem: 

Despedida

Como forma de despedida, o padre Rafael diz: 

“Jesus no discurso da Videira diz: “Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto” (Jo 15,5). Como é perceptível esta frase de Jesus na vida desta comunidade. Aqui pude perceber que o Cristo/Videira sustenta e orienta seus ramos para o crescimento. Crescem a ponto de fazer sombra para os passarinhos criarem seus ninhos e repousarem. Crescem para que deem frutos; frutos não de suas próprias forças, mas pela força e ação do Espírito Santo que se move em cada um. O sopro que o Espírito traz a essa paróquia produz frutos de conversão no meio dos homens. Mas somente produz fruto aquele que permanece na videira. Portanto, permaneçam sempre em Deus, para que pelo encontro com Ele possam gerar frutos de amor. O amor é capaz de mudar a vida dos homens; o amor gera esperança onde a tristeza bateu na porta; o amor ilumina os corações endurecidos; o amor é capaz de suportar tudo, para que o Tudo da nossa Vida, Jesus Cristo, possa habitar em cada pessoa. Que o Espírito Santo continue derramando amor em vossos corações, que vocês sejam instrumentos de evangelização nas mãos do Senhor. Eu vos peço apenas uma coisa, permaneçam no Senhor e produzam frutos de amor.”

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Capela São Brás inicia programação especial em honra ao padroeiro no Parque Alexandrina

A Capela São Brás, localizada no Parque Alexandrina, em Presidente Prudente (SP), inicia a partir deste sábado, 31 de janeiro, uma programação especial em honra ao seu padroeiro, São Brás, celebrado pela Igreja no dia 3 de fevereiro. O Tríduo e o Dia Festivo contarão com missas, procissão e a tradicional bênção das gargantas, reunindo […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Paróquia Nossa Senhora do Carmo celebra 59 anos de fé, evangelização e comunhão

Nesta semana em que celebramos os 59 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, convidamos a comunidade a recordar uma história marcada pela fé, pela união e por um intenso trabalho de evangelização. Conhecida carinhosamente como ‘Igreja da Maristela’, a paróquia é referência nacional pela realização de acampamentos católicos, cursos de formação e […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Paróquia abre inscrições para a Catequese e reforça importância da formação cristã

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo dá início neste sábado (10/01) às inscrições para a Catequese, um dos pilares da evangelização e da missão da Igreja Católica. O período marca um momento importante para as famílias que desejam inserir crianças e adolescentes na caminhada da fé, proporcionando uma formação cristã sólida, fundamentada no amor a […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Retrospectiva 2025: Paróquia Nossa Senhora do Carmo viveu um ano de fé, missão e comunhão

O ano de 2025 ficará marcado na história da Paróquia Nossa Senhora do Carmo como um tempo de intensa vivência da fé, fortalecimento pastoral e comunhão entre clero e fiéis. Ao longo dos meses, a comunidade foi conduzida por um calendário repleto de celebrações, formações, grandes eventos e momentos de profunda espiritualidade, reafirmando sua missão […]