Home > 23º Cerco de Jericó retoma Missa da Misericórdia e conta com quermesse na praça

23º Cerco de Jericó retoma Missa da Misericórdia e conta com quermesse na praça


compartilhe nas redes

Motivados pela Solenidade de Pentecostes, que será celebrada no dia 5 de junho, o Santuário Nossa Senhora do Carmo prepara mais uma edição do tradicional Cerco de Jericó, que chega à 23ª edição. O evento ocorrerá dos dias 29 de maio a 5 de junho e tem como tema “Com Maria, formamos um Santuário para o Espírito Santo”.  

Neste ano, a programação retoma 100% de forma presencial e contará com a Missa da Misericórdia, às 3h. Outra novidade é a mini quermesse na Praça da Matriz, que ocorrerá dos dias 23 de maio a 4 de junho. O evento receberá a presença de seis padres da Diocese de Presidente Prudente, que celebrarão as Missas noturnas na comunidade. Haverá oração do rosário, louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento de forma ininterrupta durante todo o período do cerco.  

Cerco de Jericó ocorre em preparação para Pentecostes (Pascom Maristela / Arquivo 2021)

“O objetivo é fazer um grande cenáculo à espera do Espírito Santo e de Pentecostes. Celebrar o cerco é uma experiência de renovação da fé, de encontro com Deus através da espiritualidade dos rosários e da dedicação a Maria, que realmente nos apresenta ao seu filho Jesus”, destaca o atual pároco da comunidade, padre Rodrigo Gomes de Moreno. 

De acordo com o sacerdote, tudo foi elaborado em preparação para a vinda do Espírito Santo. “Nós pensamos na programação exatamente de acordo com essa espera de Pentecostes, observar que precisamos desse combustível sagrado que é o Espírito Santo. Assim, nós nos preparamos para finalizar o Tempo Pascal com essa experiência de evangelização, que é o Cerco de Jericó.”

Além da programação, outra questão que a comunidade dá bastante importância é a decoração. Hugo Napoleão Andrade, 32, é um dos integrantes da Pastoral de Ornamentação do Santuário, que conta com cerca de 15 voluntários. Ele explicou que o padre Rodrigo apresenta o tema e assim a equipe entra em cena para organizar e planejar a decoração do presbitério. 

“Todos os anos são diferentes. Buscamos transmitir a mesma mensagem, mas sempre queremos fazer algo para surpreender, emocionar e evangelizar os cristãos. Difícil achar palavras que descreva a satisfação, o amor e carinho em ver cada pessoa que passa pela a paróquia e se emociona, registra este momento ao ver nosso trabalho, nosso amor em forma de decoração”, destaca o voluntário. 

Hugo conta que a ornamentação é feita para surpreender, emocionar e evangelizar os cristãos (Hugo Andrade / Cedida)

Convidados 

Nesta edição do evento, um dos sacerdotes convidados a presidir a celebração na comunidade é o padre João Paulo dos Santos Silva, 34, que pertence à Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos de Presidente Prudente (SP).

Para o presbítero, celebrar o Cerco de Jericó significa reavivar a fé por meio da oração. “São momentos íntimos com Jesus Eucarístico que nos fazem sentir sensivelmente a sua presença e, de modo muito extraordinário, perceber o poder da oração.” 

É a primeira vez que o padre celebra no Santuário. “Espero que, na minha simplicidade, eu possa contribuir para que esta comunidade sinta o amor e a presença de Deus. Aproveitem muito esses dias de profunda oração, para que abram o coração à graça de Deus e, depois, se empenhem para viver todos os dias essa intimidade com Jesus.” 

Padre João Paulo em celebração na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos (Pascom Paróquia Rainha dos Apóstolos / Reprodução)

Por outro lado, quem já participa há cerca de 10 anos como pregadora do evento na comunidade é a Ana Paula Giroto Alves, 39. “Cada Cerco, cada missa é como se fosse a primeira. É uma mistura de sentimentos, de gratidão, de indignidade: quem sou eu para estar ali na frente sendo boca de Deus? Não dá para descrever o que estou sentindo, porque a emoção é muito grande e forte.” 

Ana Paula já recebeu diversas graças por meio do Cerco. Uma delas foi no campo profissional, na qual pedia a Deus um emprego específico, em um cargo desafiador. Seria seu primeiro emprego e necessitava de experiência para a vaga. Mesmo assim, não desanimou e rezou durante todo o evento. 

“Ao mesmo tempo que eu ficava na minha cabeça ‘nossa, isso é impossível’, eu insistia e a graça aconteceu! O meu primeiro emprego foi naquele lugar e na função que eu desejava. Eu vi ali a manifestação de Deus. Parecia impossível, mas não foi, Deus fez acontecer!”, afirma a pregadora. 

A pregadora afirma já ter recebido várias graças com o Cerco de Jericó (Ana Paula / Cedida)

História

A tradição do Cerco de Jericó vem de uma história bíblica relatada no Antigo Testamento depois da morte de Moisés, na qual Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu até a Terra Prometida. A cidade de Jericó era uma fortaleza praticamente invencível. Ao chegar junto às muralhas de Jericó, Josué ergueu os olhos e viu um anjo, com uma espada na mão, que lhe deu ordens concretas e detalhadas. Assim, durante sete dias, o povo rezou e clamou a Deus, com muita oração, até a queda das muralhas. 

Então, inspirado nesse momento bíblico, a experiência que as igrejas seguem até hoje foi remontada pela primeira vez na Polônia em 1979, quando o recém-eleito Papa João Paulo II devia ir pela primeira vez à sua nação para celebrar o martírio de Santo Estanislau. 

Apesar de importantíssima, a visita era difícil, já que a Polônia estava sob o regime comunista. Assim, uma alma privilegiada recebeu uma ordem vinda de Nossa Senhora do Rosário, para que durante a primeira semana de maio daquele ano, rezasse ininterruptamente o rosário, ou seja, sete dias e seis noites consecutivas, diante do Santíssimo Sacramento exposto, em preparação à visita do Papa. A partir daí, a tradição continuou e continua por vários lugares do mundo. 

No Santuário, durante todo o evento, Pastorais e Movimentos se revezam para rezar o rosário e celebrar as missas diárias, sempre em adoração. Diariamente, serão 15 rosários e três missas, além de momentos de adoração e louvor com grupos musicais da paróquia.

Momento de oração diante do Santíssimo Sacramento (Pascom Maristela / Arquivo 2021)

Serviço

Durante os dias úteis, a programação geral do Cerco de Jericó 2022 seguirá o seguinte formato:

  • Após o encerramento da missa das 19h30 do dia anterior, o cerco segue com dois rosários às 21h e 22h15. Às 23h30, adoração com música. Esses horários contarão com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube do Santuário; 
  • Ao longo da madrugada, o evento segue com os rosários e Missa da Misericórdia às 3h;
  • Logo após, continuam-se os rosários e missa novamente às 7h15; 
  • Durante o dia, os grupos se revezam para rezar o rosário e, às 19h, adoração silenciosa seguida de missa às 19h30. 

Nos dois últimos dias (4 e 5/06), a programação tem uma pequena alteração devido aos horários de missas do final de semana. 

  • No sábado, missas às 3h, 7h15, 15h15 e 19h30; 
  • Já no domingo, também continuam as missas às 3h, 10h30, 15h15, 17h e 19h30.  

Como novidade deste ano, a comunidade está com o projeto “Santuário de Mãos Unidas” que trará para a Praça da Matriz uma mini quermesse. Terão diversas barracas de comidas e bebidas que funcionarão das 18h30 às 22h30, do dia 28 de maio (sábado) a 4 de junho (sábado). A verba arrecadada ajudará a gerar fundos para a reforma e pintura da Igreja Matriz. 

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Maristela promove ação beneficente em prol da manutenção do Centro de Formação

Durante junho a agosto deste ano, o Santuário Nossa Senhora do Carmo contará com uma rifa que arrecadará fundos para manutenção no Centro de Formação. Dentre as aquisições e melhorias previstas estão: troca da iluminação, melhorias no som, pintura, aquisição de barracas, cadeiras, itens de cozinha como panelas, utensílios domésticos, processadores, além da manutenção no […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Equipes do ECC iniciam trabalhos para Encontro com Casais

Em busca de evangelizar as famílias, promover uma “Igreja Doméstica” e fazer do casal um “Santuário de Vida”, o serviço Encontro com Casais com Cristo (ECC) se prepara para mais um curso de formação com casais do Santuário Nossa Senhora do Carmo.  “O ECC é um serviço evangelizador da Igreja que realmente suscita no coração […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Dia dos Namorados: Santuário promove noite espiritual para casais

Dia dos namorados chegando e, porque não usar esta data como uma oportunidade para buscar ainda mais a santidade no relacionamento e renovar a aliança com Deus?  Pensando nisso, na próxima sexta-feira (10/06), a Pastoral dos Namorados do Santuário Nossa Senhora do Carmo convida os casais, noivos, namorados, toda comunidade e interessados de outras paróquias […]