Home > 15 paróquias da Diocese de PP participam de curso na Maristela

15 paróquias da Diocese de PP participam de curso na Maristela


A Paróquia Nossa Senhora do Carmo realizou nos dias 7 e 8 de abril, o curso Pastoral da Comunicação e a Comunicação nas Pastorais: caminho de integração. A formação ocorreu pela primeira vez na Diocese e busca incentivar o desenvolvimento de uma comunicação sólida e unificada entre as paróquias.

A convidada especial, Irmã Paulina e Doutora em Comunicação, Helena Corazza, apresentou aos cursistas os pensamentos da Igreja Católica sobre a comunicação e as diretrizes estipuladas pela CNBB no Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, documento 99. “É fundamental que tenhamos conhecimento sobre as orientações pertinentes ao nosso trabalho para que possamos saber por onde devemos caminhar. O estudo deve sempre fazer parte do nosso planejamento”, expõe Irmã Helena.

O conteúdo ainda foi além, discutindo os desafios enfrentados pelas paróquias no trabalho da comunicação dentro das comunidades e entre as pastorais. “Quando partilhamos a nossa realidade, descobrimos dificuldades que outras paróquias também enfrentam. Mesmo sendo um trabalho voluntário, é importante que façamos o nosso melhor”, aponta Evandro Batista, da Paróquia São João Batista de Pirapozinho (SP).

Para Denise Urias, da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, o curso foi enriquecedor e a ajudou no melhor entendimento do verdadeiro objetivo da Pastoral da Comunicação. “Nós começamos a enxergar a Pascom como peça fundamental no desenvolvimento do trabalho pastoral. Foi um curso que nos trouxe novas ideias e nos incentivou a começar a produzir um planejamento de verdade e ter mais organização nas nossas ações”.

Ana Paula Cardoso, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, conta que o conteúdo exposto a ajudou a enxergar a comunicação como uma facilitadora do trabalho realizado na comunidade. “Se todas as pastorais trabalharem em conjunto com a Pascom, podemos aumentar a nossa rede de evangelização”.

Segundo Irmã Helena, a Diocese de Presidente Prudente conta com Pastorais da Comunicação desenvolvendo muitas ações com pessoas qualificadas e empenhadas nesse trabalho evangelizador. “É uma região com um potencial enorme. Agora é preciso continuar essa caminhada com ações conjuntas e articuladas entre as paróquias.”

Confira a galeria de fotos do curso! Clique aqui.

 

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Servir a Jesus no altar: conheça a missão dos coroinhas do Santuário Nossa Senhora do Carmo

Entre as diversas pastorais e serviços que ajudam a tornar as celebrações mais belas e organizadas no Santuário Nossa Senhora do Carmo, um grupo chama a atenção pela dedicação, alegria e testemunho de fé: os coroinhas. Presentes nas missas, procissões e celebrações especiais, eles desempenham uma importante missão junto ao altar, auxiliando os sacerdotes e […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Vozes do Carmelo: grupo vocal une fé, música e tradição no Santuário

A música sempre ocupou um lugar especial na liturgia da Igreja Católica. Muito mais do que embelezar as celebrações, ela ajuda os fiéis a rezarem, meditarem e elevarem o coração a Deus. Com esse propósito nasceu o grupo vocal Vozes do Carmelo, novo projeto musical do Santuário Nossa Senhora do Carmo, que reúne cantores e […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Santuário cria Pastoral da Escuta para acolhimento e orientação aos fiéis

O Santuário Nossa Senhora do Carmo passa a contar com uma nova iniciativa voltada ao acolhimento e cuidado com os fiéis: a criação da Pastoral da Escuta. A proposta é oferecer um espaço seguro de diálogo, acolhida e orientação para pessoas que enfrentam dificuldades pessoais, emocionais ou espirituais e necessitam de alguém disposto a ouvir […]