Há 12 anos, o Terço dos Homens do Santuário Nossa Senhora do Carmo vem sendo uma porta de evangelização que desperta seus participantes para uma vida de oração. Semanalmente, às terças-feiras, homens de todas as idades se reúnem para rezar o terço. Esse movimento cátolico existe há 86 anos no país e é um presente de Deus e de Nossa Senhora a seus filhos.
Movimento no Santuário
Um dos coordenadores do terço, Rogério Mescolote, 52, fala que “o objetivo é fortalecer os homens nos momentos de oração e, como é uma oração muito forte, tem toda a importância na vida de quem faz a experiência de rezar e meditar o terço”.
No Santuário, o terço reúne mais de 30 homens, que, além do encontro presencial, contam com transmissão semanal pelas redes sociais da comunidade. “Geralmente, o terço é conduzido por duas ou três pessoas. Temos o hino cantado, a consagração à Nossa Senhora cantada e o terço meditado. Então, todas as semanas, rezamos um mistério para que no mês seja rezado o rosário”, explica Rogério.
Carlos Alberto Faita, 59, é ministro extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística no Santuário e frequenta o movimento desde o início. “Pratico um exercício de fé e acredito que nada é mais importante que esse momento. Temos que ter uma certeza da fidelidade de Deus e nossa Mãe Santíssima em nossas vidas, mediante esse tempinho de rezarmos.”
Cerca de 30 homens participam semanalmente dos encontros (Terço dos Homens / Cedida)
Ele acredita que o Santo Terço agrada a Deus e à Nossa Senhora. “Eu creio que, por intermédio da nossa Mãezinha Santíssima, Deus está conosco!”
Outro participante do movimento é o Paulo Henrique Domingues, 52, que frequenta há cinco anos o grupo. “Conheci o Terço dos Homens após o Retiro dos Homens de Fé. Amo Nossa Senhora e por intercessão dela, eu recebo uma graça todos os dias ao acordar.”
Paulo [à direita] durante transmissão virtual do terço (Facebook Paroquial / Reprodução)
“Recebemos muitas graças por meio da oração do terço. Algumas curas de enfermidades, pedidos de êxito no trabalho, enfim, muitas graças!”, destaca o coordenador.
História
A origem do Terço dos Homens no mundo é desconhecida. No Brasil, o movimento foi fundado pelo Frei Peregrino, quando estava em missão na cidade de Itabi (SE) e convidou os homens para a oração do Santo Terço, no dia 8 de setembro de 1936.
No ano de 1990, somado a isso, iniciou-se o ‘Terço dos Homens – Mãe Rainha’, uma iniciativa ligada ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, com um pequeno grupo de homens que rezava mensalmente o Terço na rua, enquanto suas esposas participavam de reuniões da Campanha da Mãe Peregrina, na cidade de Maceió (AL).
Aos poucos, o Terço dos Homens se espalhou pelo país, tanto é que em 1997, chegou a Pernambuco, e, em 2003, a Fortaleza (CE). Hoje continua em crescente expansão pelo mundo.
No Santuário, grupo já existe há 12 anos (Terço dos Homens / Cedida)
Conquista
Nesse último dia 26 de abril, o Governo Federal instituiu o Dia Nacional do Terço dos Homens após assinatura do presidente em exercício, Geraldo Alckmin, no Diário Oficial da União. A data será comemorada anualmente no dia 8 de setembro, dia em que a Igreja Católica celebra a festa litúrgica da Natividade de Nossa Senhora.
A lei, de autoria do deputado Eros Biondini (PL-MG), foi aprovada na Câmara dos Deputados em junho do ano passado e no Senado no dia 21 de março.
Romaria Nacional do Terço dos Homens em Aparecida – SP (Glaydson Lozer / Arquivo pessoal)
Serviço
Todo homem está convidado a participar do terço que ocorre terça-feira, às 18h30, na Igreja Matriz ou na Capela do Salão Paroquial. “Nesses 12 anos, nunca ficamos sem rezá-lo. Você está convidado a fazer essa experiência!”, finaliza o coordenador.
A música sempre ocupou um lugar especial na liturgia da Igreja Católica. Muito mais do que embelezar as celebrações, ela ajuda os fiéis a rezarem, meditarem e elevarem o coração a Deus. Com esse propósito nasceu o grupo vocal Vozes do Carmelo, novo projeto musical do Santuário Nossa Senhora do Carmo, que reúne cantores e […]
A celebração de Corpus Christi reunirá milhares de fiéis de toda a Diocese de Presidente Prudente no próximo dia 4 de junho (quinta-feira), em uma das manifestações públicas de fé mais tradicionais da Igreja Católica. Como já é tradição, as paróquias da 1ª Região Pastoral se reúnem para organizar uma única celebração solene no centro […]
O Santuário Nossa Senhora do Carmo passa a contar com uma nova iniciativa voltada ao acolhimento e cuidado com os fiéis: a criação da Pastoral da Escuta. A proposta é oferecer um espaço seguro de diálogo, acolhida e orientação para pessoas que enfrentam dificuldades pessoais, emocionais ou espirituais e necessitam de alguém disposto a ouvir […]
A comunidade do Santuário Diocesano Nossa Senhora do Carmo viveu um momento histórico e inesquecível neste sábado, 16 de maio de 2026. Às 11h, fiéis, pastorais, movimentos, religiosos e autoridades participaram da Santa Missa de Criação e Instalação do Santuário Diocesano, presidida pelo bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos. A celebração marcou oficialmente a […]