Home > Corpus Christi: a Eucaristia como centro da fé católica

Corpus Christi: a Eucaristia como centro da fé católica


compartilhe nas redes

Pelo segundo ano consecutivo, a pandemia vem trazendo mudanças em diversos setores da sociedade. Pensando nessa realidade e para manter a tradição, ocorre a celebração da Solenidade de Corpus Christi, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, seguindo todos os protocolos de saúde.

Há vários anos, em Presidente Prudente, a celebração tem organização diocesana, reunindo as paróquias para enfeitar as ruas em volta da Catedral São Sebastião. Em razão do momento pelo qual ainda estamos vivendo, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, orientou que cada comunidade promovesse a solenidade em sua igreja. 

Na Maristela, este ano a programação conta com missas e procissão luminosa. De acordo com o atual pároco, padre Rodrigo Gomes de Moreno, o tema é “Eucaristia: o Pão da caridade”. “Ele foi escolhido pensando nas famílias carentes e, sobretudo, pensando naqueles que passam frio. Então, estamos arrecadando agasalhos, cobertores para levar aos moradores de ruas, principalmente aqueles que se encontram em situações de vulnerabilidade.”

Além da transmissão ao vivo e a participação presencial, diferente do que aconteceu em 2020, a paróquia realizará uma caminhada ao ar livre com música. “Com essa procissão luminosa, enfeitaremos a praça para que o Santíssimo possa passar e também convidando as pessoas para prepararam o percurso colocando em frente aos seus lares alguns altares. Desta forma juntos iremos manifestar a fé pública no Precioso Corpo e Sangue do Senhor”, afirma o pároco. 

Organização

Há mais de 20 anos, quem faz parte da organização deste evento são as catequistas. Segundo Nancy Breda Braga, 62, uma das organizadoras, o tapete deste ano será montado saindo de dentro da Igreja até o final da praça. 

“É muito gratificante para nós, porque procuramos fazer o melhor para Jesus Eucarístico passar. Já faz alguns anos que mudamos o tipo de enfeite. Não trabalhamos mais com pó de serra e sim com materiais que depois serão destinados a algumas instituição”, afirma Nancy. 

Nancy Braga, responsável pela organização do Corpus Christi, também é catequista (Nancy Braga / Cedida)

A catequista conta ainda que, nos momentos de dificuldade, procura sempre buscar consolo em Jesus na Eucaristia. “Celebrar Corpus Christi é retribuir ao Nosso Senhor, Jesus Cristo, um pouco por tudo que Ele faz por nós, através dos enfeites e de nossa adoração.”

Tradição 

Corpus Christi recorda a Instituição da Eucaristia, ou seja, a ‘Quinta-feira Santa’, quando Jesus esteve com seus apóstolos para comer do pão e beber do vinho como forma de selar a aliança de Deus com a humanidade por meio do seu Corpo que seria entregue e do seu Sangue que seria derramado. A celebração, então, é um convite à manifestação da fé e devoção a este Sacramento, como também forma de festejar a presença viva de Jesus Cristo e renovar por meio da eucaristia o sacrifício Dele no calvário.  

As tradicionais procissões surgiram em 1279, na Colônia (Alemanha). A hóstia consagrada era levada pelas ruas e campos como uma homenagem pública a Cristo presente no ostensório. Já no Brasil, a festa passou a compor o calendário religioso em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de Santo Antônio e seguiu até a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Brasília. Os enfeites de rua surgiram na tradicional cidade mineira de Ouro Preto.

Tapete montado em 2019 para celebrar Corpus Christi na Maristela (Pascom Maristela / Arquivo)

A Eucaristia, bem maior que Cristo deixou para a Igreja, é o centro da fé católica. Padre Rafael explica que quando este grande momento é realizado durante a Santa Missa, o padre Rafael Sotocorno fala que o cristão está justamente participando do mistério muito profundo da parte de Deus para com os seres humanos. 

“A eucaristia não é um símbolo, mas é o próprio corpo de Cristo. É o alimento para a nossa alma e é neste próprio corpo que devemos expressar toda a nossa adoração, porque Jesus está presente”, explica o padre recém-ordenado. 

Padre Rafael no momento  da eucaristia durante a Santa Missa (Padre Rafael Sotocorno / Cedida)

O verdadeiro mistério da fé cristã faz tanto parte da eucaristia, que para Renato Manfri, 43, ministro extraordinário da Sagrada Eucaristia da Maristela, o amor por Cristo Eucarístico o transformou. 

“Há cerca de 18 anos, eu resolvi que precisava buscar algo maior na minha vida todos os dias e resolvi fazer a comunhão diária. Eu falo que isso mudou a minha vida, meu jeito de ser, minhas atitudes e me faz ser diferente a cada dia. O homem velho de ontem já se foi e o homem novo de hoje, através do corpo de Cristo, se faz presente”, enfatiza o ministro. 

Renato Manfri afirma que a comunhão diária transformou sua vida (Renato Manfri / Cedida)

Renato conta que ser ministro é a maior experiência que tem em poder levar Cristo para as pessoas. “Naquele momento ali, como humano, poder conduzir a cura, a esperança para pessoas, o corpo de Cristo, olha a honra que a gente tem! Estar ali servindo é uma honra muito grande, poder viver esse momento, uma emoção que eu tenho.”

Em toda missa, Deus se dá a nós por meio da Eucaristia (Pascom Maristela / Arquivo)

Já para o novo sacerdote Rafael, poder celebrar o momento da consagração e pronunciar as bênçãos de Deus, assim como tocar na eucaristia, agora como padre,  é  gratificante. “Quando você toma o pão na mão e olha para a hóstia depois da pronúncia, você já não olha mais para um simples pão, mas você contempla ali a face do próprio Cristo. É poder experimentar o amor de um Deus que se faz alimento para nossas almas e que permite ser tocado”. 

Serviço 

Na quinta-feira (03/06), logo pela manhã, às 9h, haverá a Missa Matinal. A partir das 10h até às 16h30, o Santíssimo Sacramento ficará exposto na igreja para orações pessoais. Na sequência, às 17h, será realizada a Missa Solene, seguida de procissão luminosa em ruas ao entorno da igreja. 

Para participar dessa última celebração lembre-se de trazer sua vela e retirar senha pelo site. Vale lembrar que o uso de máscaras e o distanciamento social serão obrigatórios, inclusive durante a caminhada ao ar livre. 

“O sentido do Corpus Christi é manifestarmos publicamente a nossa fé na Eucaristia. Aqueles que não puderem estar presencialmente, são convidados para acompanharem de forma virtual e aqueles que quiserem participar da procissão, basta estarem presentes no momento da comunhão”, explica o pároco.

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Conheça mais sobre o Apostolado da Oração

Durante algumas celebrações aqui no Santuário Nossa Senhora do Carmo, você já deve ter se deparado com pessoas usando uma fita vermelha acetinada próximo ao pescoço. A razão é que elas fazem parte do Apostolado da Oração (AO), movimento eclesial que procura viver a espiritualidade apostólica e eucarística, que nasce do Sagrado Coração de Jesus […]

CAPA

Santuário celebra Festa da Divina Misericórdia neste domingo (7)

Neste domingo (07/04), a Igreja convida todo cristão para experimentar a própria misericórdia de Deus por meio da Festa da Divina Misericórdia. No Santuário Nossa Senhora do Carmo, a preparação para esse momento especial vem ocorrendo desde a Sexta-feira Santa (29/03), com a Novena da Divina Misericórdia.  “A celebração da Divina Misericórdia é para nós […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (2)

Juventude da Maristela impressiona na participação da Semana Santa

De 24 a 31 de março, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizou diversas atividades e celebrações especiais da tradicional Semana Santa 2024, com muitas novidades e intensa participação dos jovens na condução das atividades. Foi durante esses dias que a comunidade se uniu para celebrar todo triunfo de Cristo e anunciar sua paixão por […]